O produtor e diretor criativo da série Far Cry desde o terceiro título, Dan Hay, está deixando a Ubisoft em meio a rumores de que a editora planeja uma reformulação total para a franquia.

Ex-Raven Software e Day 1 Studios, Dan Hay passou os últimos 10 anos trabalhando na série Far Cry e foi responsável pela produção do excelente Far Cry 3, que acabou sendo repetida à exaustão nos jogos seguintes. A produtora Sandra Warren foi escolhida para substituir Hay no comando da marca Far Cry, pelo menos temporariamente.

De acordo com informações ouvidas pelo jornalista Jeff Grubb, do site GamesBeat, Dan Hay estava trabalhando no próximo Far Cry e este seria um projeto totalmente diferente do habitual, transformado em um jogo como serviço ao vivo, ou seja, um título possivelmente oferecido gratuitamente e atualizado continuamente, similar a Fornite ou League of Legends.

Segundo rumores, um modelo de negócios similar estaria sendo planejado para a série Assassin’s Creed com o projeto Assassin’s Creed Infinity, embora recentemente o CEO da Ubisoft tenha negado que este seria um jogo gratuito.

“Será um jogo muito inovador, mas também terá tudo o que os jogadores já conhecem e amam nos outros jogos do Assassin’s Creed. Será um jogo enorme, mas com muitos elementos que já existem nos jogos que lançamos no passado”, comentou o CEO, Yves Guillemot. De acordo com Jeff Grubb, essas poucas palavras também poderiam se aplicar ao próximo Far Cry.