A incapacidade da Sony de fabricar o PlayStation 5 em quantidades suficientes para atender à demanda teria levado a fabricante a revisar seus planos, estendendo a linha de produção do PlayStation 4 um pouco mais do que o esperado.

De acordo com informações obtidas pelo jornalista Takashi Mochizuki, da Bloomberg, a Sony planejava encerrar a produção do PS4 no final de 2021, mas agora pretende fabricar mais um milhão de consoles da velha geração em 2022. O objetivo seria essencialmente garantir um mínimo de presença nas prateleiras enquanto o PS5 desaparece em poucos segundos dessas mesmas prateleiras.

Além disso, as encomendas de componentes do PS4 ajudariam a Sony a negociar volumes maiores com parceiros na indústria.

“Aumentar os pedidos de produção adicionando o PS4 mais barato para fabricar também daria à Sony mais margem de manobra ao negociar com parceiros de fabricação para obter um acordo melhor”, disseram as fontes da Bloomberg.

A transição entre gerações normalmente intercala a fabricação de modelos de ambas gerações por algum tempo, mas no caso do PS4 a Sony já tinha em curso uma diminuição gradativa dos estoques e comercialização desde o começo de 2021. Entre janeiro e março do ano passado a empresa entregou 1 milhão de consoles PS4 às lojas, mas o volume caiu para 500.000 entre abril e junho e apenas 200.000 entre julho e setembro. O valor do último trimestre ainda não é conhecido.

O PS4 foi lançado em 2013 e já vendeu mais de 116 milhões de unidades, o que o torna o segundo mais popular da linha PlayStation, atrás apenas do modelo da segunda geração, que alcançou 155 milhões de unidades vendidas.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A demanda pelo PS5 tem sido ainda maior que aquela vista no primeiro ano do PS4, mas devido à escassez global de componentes desde 2020, o console segue sendo difícil de encontrar nas lojas.

O PS5 teve um início forte e se tornou o console mais vendido de todos os tempos depois de atingir 10 milhões de vendas globalmente, pouco menos de um mês mais rápido do que o PS4 conseguiu. No entanto, desde então, ficou atrás do ritmo de vendas de seu antecessor.

O diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, admitiu durante um briefing de resultados financeiros em outubro que as vendas do PS5 no primeiro semestre de 2021 não atenderam às expectativas da Sony.

“Em todo o mundo, há uma interrupção na logística e principalmente o fornecimento de dispositivos semicondutores sendo restrito, e isso está tendo um impacto maior [do que o esperado], e como você sabe, as vendas de hardware no primeiro trimestre foram menos unitárias e, portanto, isso é tendo um impacto sobre nós, e também para o segundo trimestre”, disse ele.