A Sony pretende lançar jogos exclusivos para PlayStation 5 desde o primeiro dia, diferente da Microsoft, que recentemente afirmou que o Xbox Series X não terá conteúdo exclusivo por pelo menos um ano após o lançamento do console.

O assunto foi discutido em um podcast do site Kotaku, no qual o jornalista Jason Schreier afirma ter conhecimento de exclusivos do PlayStation 5 que estão planejados para sair na janela de lançamento do console.

Enquanto a Sony seguirá uma estratégia mais tradicional, valorizando o hardware do PlayStation 5 desde o início, a Microsoft parece ver o Xbox como uma plataforma de vários hardwares, que incluem o PC e modelos mais simples que o Xbox Series X, como o Xbox One e o provável Xbox Series S (ou qualquer que seja o nome do modelo básico descrito em diversos rumores). Assim, o plano da Microsoft é de ter exclusivos para a linha Xbox, mas que podem ser jogados em qualquer hardware da família, incluindo o PC com Windows.

Schreier também comentou que a geração do PS5 e Xbox Series X deve começar com muitos jogos multiplataforma, o que pode ser um pesadelo para os desenvolvedores que terão sete ou mais SKUs (modelos de hardware) para atender. Como exemplo, ele cita que o próximo Assassin’s Creed, que aparentemente será baseado na mitologia nórdica, será lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC e todas as variações dessas plataformas.

O PlayStation 5 e o Xbox Series X serão lançados no final de 2020.