A Sony revelou novos detalhes do controle DualSense Edge para o PlaySstation 5, que será lançado em janeiro.

Além da reportagem disponível no PlayStation Blog, um vídeo de 6 minutos traz comentários dos designers deste controle “profissional”, Tomomasa Mizuno, Masaho Morita, Kazunoshi Enomoto e Daisuke Kurihara. Entre as características únicas do Edge estão atribuição de teclas personalizadas, possibilidade de substituição dos módulos ou das tampas dos joysticks, teclas traseiras semi-redondas também removíveis, configuração dos gatilhos, acesso rápido às opções de configuração como o volume do fone de ouvido e gravação de três perfis de jogadores.

Embora seja um controle que evolui em relação ao DualSense comum em quase tudo, o Edge traz pelo menos uma pequena desvantagem: a autonomia da bateria do controle será um pouco menor que a do controle básico. Ainda assim, os jogadores “profissionais” podem preferir usar o controle conectado pelo cabo USB-C trançado de 2,8 m fornecido para latência mínima.

“O tempo de execução do controle sem fio DualSense Edge é um pouco menor do que o controle sem fio DualSense original porque incluímos muitos outros recursos no mesmo fator de forma e design ergonômico do controle DualSense original. Queríamos encontrar um bom equilíbrio entre o tempo de execução sem fio e recursos robustos e de alto desempenho. Além disso, o cabo USB trançado mais longo também é ideal para jogadores competitivos que preferem jogar com uma conexão com fio para evitar interferência sem fio – esta opção preserva a duração da bateria”, argumenta a Sony Interactive Entertainment.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Assim que conectado ao PS5, o DualSense Edge exibe um tutorial inteligente que possibilita ao jogador fazer as escolhas iniciais. Entre as novidades, o jogador pode alterar a profundidade dos gatilhos embutidos nos botões R2 e L2, sem necessariamente mexer na configuração de perfil – ou seja, usá-los de acordo com a necessidade exigida em cada jogo, seja para dar pulos mais eficientes em God of War Ragnarök ou para uma menor profundidade em Call of Duty. O DualSense Edge também possui três capas para controle analógico que facilitam a personalização rápida e um conjunto de botões traseiros opcionais.

Para aqueles que não desejam mergulhar no universo das configurações de imediato, há cinco possibilidades pré-definidas: Rápido, Preciso, Estável, Digital e Dinâmico. Também há um botão específico de funções que dá acesso ao menu específico do controle e possibilita a conexão entre os perfis, o ajuste do volume do fone de ouvido, o equilíbrio do áudio do bate-papo do jogo/grupo e muito mais, tudo isso sem que o usuário precise interromper a jogatina.

O DualSense Edge será lançado no Brasil em 26 de janeiro de 2023.