Faltando poucos dias para o mundo conhecer os primeiros jogos do PlayStation 5, comentários elogiosos ouvidos de desenvolvedores experientes adicionaram uma dose extra de “hype” para o que será mostrado na quinta-feira.

Segundo o jornalista Jeff Grubb, do site GamesBeat, o novo console da Sony tem gerado entusiasmo entre os desenvolvedores por sua arquitetura. “Desenvolvedores e editoras seguem elogiando o design do PS5. Alguns disseram ao GamesBeat que ele tem melhor arquitetura que qualquer console na história”, escreveu ele.

“Muitos estão babando no trabalho que o Cerny [o engenheiro chefe do PS5] fez. Acho que parte disso é que os kits de desenvolvimento do PS5 foram enviados mais cedo e Cerny trabalhou muito em ressaltar os esforços. Mas ainda assim, os desenvolvedores parecem loucos por ele”, acrescentou Grubb mais tarde, pelo Twitter.

Perguntado se o entusiasmo pelo Xbox Series X não seria equivalente entre os desenvolvedores, o jornalista disse que não ouviu os mesmos elogios ao console da Microsoft, mas “ninguém disse que ele é ruim ou coisa assim”.

Grubb acrescentou que os comentários vieram de desenvolvedores veteranos, com 25 anos de experiência no meio.

Sentimentos parecidos têm sido expressados nos últimos meses por vários desenvolvedores com conhecimento do hardware do PS5. Em março, o diretor de tecnologia do estúdio Ready at Dawn, criador de The Order: 1886, classificou o PlayStation 5 como “um dos consoles mais revolucionários e inspirados já criados”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O co-fundador do estúdio, Andrea Pessino, também defendeu o trabalho de Cerny após alguns questionarem a capacidade do PS5 ante o Xbox Series X.

“Aposto dinheiro: dentro de um ano a partir do lançamento, os jogadores reconhecerão plenamente que o PlayStation 5 é um dos consoles mais revolucionários e inspirados já criados, e se sentirá tolo por ter gasto energia discutindo sobre ‘teraflops’ e outras especificações incompreendidas”, escreveu ele no ocasião.

A apresentação do PlayStation 5 será na quinta-feira, 4 de junho, às 17:00 no horário de Brasília.