Parece que os desenvolvedores de Bleak Faith: Forsaken, um clone da série Souls que foi lançado no PC na última sexta-feira, passaram um pouco dos limites ao usar os jogos da FromSoftware como inspiração e teriam copiado algumas animações de Elden Ring.

A acusação surgiu de um desenvolvedor da ferramenta de modding para Dark Souls, Meowmaritus, que publicou vídeos mostrando animações de Bleak Faith lado a lado com as originais de Elden Ring.

As animações que teriam sido “roubadas” incluem movimentos de golpes de espada do jogador e coreografias dos inimigos, que de fato são idênticas àquelas vistas em Elden Ring.

“Não tolero as pessoas que usem meu software DS Anim Studio para ajudar na exportação de animações para incluí-las em produtos comerciais ou vendê-las na Epic Games Store”, protestou o criador da ferramenta de mod.

A acusação repercutiu nas comunidades do jogo pela internet e chegaram aos ouvidos do desenvolvedor de Bleak Faith, o Arcanjo Studios, que é um pequeno estúdio formado por apenas três pessoas. Um deles se pronunciou a respeito da polêmica e alegou que não sabia de onde os ativos vieram originalmente, pois teria apenas comprado um pacote de animações disponível no Epic Marketplace do Unreal Engine.

“Sempre fomos transparentes sobre o uso do Epic Marketplace para animações que são boas e se encaixam no nosso tema”, escreveu um dos responsáveis por Bleak Faith: Forsaken. “O resto eu fiz – só precisávamos de mais variedade e não sou um animador profissional, tive que aprender para este jogo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“As únicas outras coisas do Epic Marketplace que eu uso são VFX genéricos que foram uma perda de tempo de fazer, já que eu faria coisas que pareciam virtualmente iguais de qualquer maneira, e coisas que são tão genéricas (como algumas rochas) que não não requer direção artística”.

“O mundo inteiro foi construído à mão. Então, cerca de 10% da arte é terceirizada, enquanto as empresas AAA terceirizam cerca de 70% de sua arte (como eles têm o orçamento, não temos essa opção e qualquer ideia que tivermos precisa ser feita internamente)”.

O artista criou um link para o pacote de recursos da Epic Marketplace de onde as animações vieram, mas o link agora direciona para uma página “não encontrado” na loja, o que indica uma ação da Epic Games para remover o suposto conteúdo em violação das regras da loja.

Em seguida, o desenvolvedor de Bleak Faith afirmou que ele estava trabalhando em animações alternativas, “mesmo que tudo acabe bem e ninguém tenha problema e esse vendedor seja uma pessoa legítima”.

“Quero enfatizar que esta decisão vem puramente de uma lente artística, como artista, tenho orgulho de todo o trabalho manual e coisas únicas que construí ao longo desses anos”, escreveu o desenvolvedor.

“Eu queria que o jogo se destacasse e trouxesse seu próprio brilho de todas as maneiras possíveis. Definitivamente, não sabia que nenhuma das animações era realmente semelhante a qualquer outra coisa, apenas pensei que estávamos fazendo negócios com uma entidade legítima e que o trabalho deles se encaixava em nossa visão do combate. Se for descoberto que esse vendedor é ilegítimo, todos nós seremos vítimas de comportamento nefasto”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Além da acusação de roubo de animações de Elden Ring, Bleak Faith: Forsaken tem recebido críticas pelos muitos bugs presentes no lançamento. Outros, entretanto, enalteceram os esforços da pequena equipe de três pessoas que teria conseguido fazer um clone de Souls interessante com tão poucos recursos.

Bleak Faith stolen animations