Os estúdios 343 Industries, de Halo, o Bethesda Game Studios e outras unidades do Xbox serão afetados pelas demissões de cerca de 10 mil funcionários anunciadas pela Microsoft esta semana.

Tendo atingido um pico de 221.000 funcionários durante os anos de abundância que favoreceram algumas indústrias durante a pandemia, a Microsoft agora precisa corrigir o crescimento desordenado para focar em áreas mais promissoras, em particular a inteligência artificial. Os estúdios de desenvolvimento de jogos serão todos afetados, e em particular o 343 Industries, notório por sua ineficiência, vai perder mais uma liderança com a saída de Joseph Staten, o diretor de criação que havia sido convocado para dar um jeito em Halo Infinite após o primeiro adiamento do jogo.

As demissões no 343 Industries vão afetar principalmente a equipe responsável pela campanha single-player do jogo, o que indica um futuro não muito promissor para a franquia.

Não parecem faltar bons motivos para a decisão da Microsoft, visto que a 343 Industries jamais conseguiu reerguer a franquia Halo, nem mesmo com o orçamento de meio bilhão de dólares destinado a Halo Infinite. A notícia das demissões repercutiram com ex-funcionários do estúdio, que agora trazem a público críticas à liderança da equipe.

Um crítico é Patrick Wren, que trabalhou para 343 por oito anos e foi designer sênior do multiplayer em Halo Infinite até sair em outubro de 2021 para ingressar na Respawn, onde trabalhou em Star Wars Jedi: Survivor.

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“As demissões na 343 não deveriam ter acontecido e Halo Infinite deveria estar em um estado melhor”, tuitou Wren. “A razão para ambas as coisas é a liderança incompetente durante o desenvolvimento de Halo Infinite, causando enorme estresse naqueles que trabalham duro para tornar Halo o melhor possível. As pessoas com as quais trabalhei todos os dias eram apaixonadas por Halo e queriam fazer algo ótimo para os fãs. Eles ajudaram a buscar um Halo melhor e foram demitidos por isso”.

“Os desenvolvedores ainda estão trabalhando duro nesse sonho. Olhe o Forge. Seja gentil com eles durante esse período terrível”, pediu Wren.

As críticas do designer de multiplayer aparentemente visam a equipe de liderança da campanha do jogo. “Quero ter certeza de destacar o quão incrível foi a equipe de liderança multiplayer durante o desenvolvimento”, disse ele.

Mais críticas vieram de Tyler Owens, que trabalhou no 343 durante o desenvolvimento de Halo 5 em uma função de operações de estúdio e agora também está na Respawn, como engenheiro de construção de Apex Legends.

“Como fã de Halo, estou realmente cansado das práticas e políticas de negócios da Microsoft matando lentamente o que eu amo”, comentou Owens em seu Twitter.

“Entre as políticas de contratação que eles abusam de incentivos fiscais e demissões em face de lucros gigantescos/bônus executivos, eles armaram Halo para o fracasso”.

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O 343 Industries já estava em processo de desmanche antes das demissões anunciadas essa semana e várias peças chave do estúdio haviam saído, incluindo o diretor criativo do multiplayer, o diretor de engenharia e a chefe do estúdio, Bonnie Ross.

Mais surpreendente do que o desmanche específico do 343 Industries, a Bethesda Game Studios também terá sua equipe afetada, ao mesmo tempo que é o grupo encarregado de finalizar a produção de Starfield, um dos lançamentos mais importantes do ano para a Microsoft. Entre os funcionários que confirmaram suas demissões no Twitter também está Sam Luangkhot, gerente da comunidade de The Elder Scrolls Online, e membros do The Coalition, o estúdio da franquia Gears of War.

Os 10.000 cortes de empregos custarão à Microsoft US$ 1,2 bilhão, incluindo indenizações acima da média e seis meses de cobertura de assistência médica. Essa perda será registrada nos resultados do terceiro trimestre fiscal da empresa (janeiro a março de 2023), cujo lucro líquido trimestral pode ter chegado a US$ 20,5 bilhões durante a pandemia.