A decisão da Sony de remover PES 2019 da oferta de jogos gratuitos de julho para os assinantes PS Plus também pegou a Konami de surpresa. O jogo de futebol foi trocado por Detroit: Become Human na última hora, e o público só tomou conhecimento da mudança assim que os jogos do mês foram disponibilizados para download.

Segundo o gerente de marca da Konami na Europa, Lennart Bobzien, nem eles foram avisados sobre a mudança. “Esta decisão foi tomada pela Sony, portanto faça a pergunta à Sony”, disse ele ao site Gamespot.

“Eu não posso dizer o que aconteceu porque eu acabei de descobrir hoje de manhã, quando abri meu laptop. Eu realmente não posso explicar”, acrescentou Bobzien.

A Sony confirmou que a decisão foi sua, mas continuou sem oferecer uma explicação. “Decidimos fazer uma mudança para a linha de jogos PS Plus este mês e ofereceremos Detroit: Torne-se Human Digital Deluxe Edition em vez de PES 2019. Esta foi uma decisão que tomamos como empresa e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.

Embora a Sony não tenha explicado a razão da mudança, é fácil concluir que grande parte do público rejeitou PES 2019 por motivos óbvios. Primeiramente, trata-se de um jogo de esporte, e de um esporte que ainda não é dos mais populares nos Estados Unidos. Além disso, a maior parte dos interessados em PES 2019 já teria comprado o jogo a esta altura, uma vez que a série tem atualizações anuais e PES 2020 está a dois meses de ser lançado.