O co-fundador da Rockstar Games e escritor de quase todos os jogos da série Grand Theft Auto, Dan Houser, está deixando a produtora, após voltar de um período sabático iniciado no começo de 2019.

Em um comunicado, a Take-Two, controladora da Rockstar, informou que o último dia de Houser na produtora de GTA será 11 de março de 2020.

“Somos extremamente gratos por suas contribuições”, disse a Take-Two. “A Rockstar Games construiu alguns dos mundos de jogos mais aclamados pela crítica e comercialmente bem-sucedidos, uma comunidade global de fãs apaixonados e uma equipe incrivelmente talentosa, que permanece focada em projetos atuais e futuros”.

A saída de Houser representa uma mudança significativa para a Rockstar, uma vez que o co-fundador era um dos pilares criativos por trás não apenas de Grand Theft Auto, mas também de Red Dead Redemption, Max Payne 3 e Bully.

Os trabalhos mais recentes de Houser, Grand Theft Auto V e Red Dead Redemption 2, venderam juntos 150 milhões de unidades. Seu irmão e co-fundador da Rockstar, Sam Houser, seguirá no cargo de presidente da empresa.

Em 2009, Dan e Sam foram listados entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Apesar de serem co-autores de um dos maiores produtos de entretenimento da história, os irmãos são discretos e raramente dão entrevistas.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Dan Houser é o segundo membro influente da equipe original da Rockstar a deixar a empresa. Em 2016, o produtor e co-autor da série Grand Theft Auto, Leslie Benzies, deixou a produtora e mais tarde processou a Take-Two Interactive por US$ 150 milhões em royalties não pagos, alegando que a empresa tentou forçá-lo a sair depois que ele também passou por um ano sabático.