Dan Houser, o co-fundador da Rockstar e um dos principais nomes por trás da série Grand Theft Auto, formou um novo estúdio após passar um ano sabático.

A nova empreitada de Houser se chama Absurd Ventures in Games e foi oficialmente incorporada na Inglaterra em 23 de junho. De acordo com o registro da empresa, a natureza dos negócios da Absurd Ventures in Games é o “desenvolvimento de software de entretenimento e lazer interativo”, o que pode significar um novo estúdio produtor de jogos.

No entanto, em 17 de fevereiro de 2021, Houser registrou uma empresa separada nos EUA chamada Absurd Ventures LLC, bem como a Absurd Ventures in Games LLC no mesmo dia, sugerindo que a operação pode não se limitar a um simples estúdio.

O braço norte-americano, com sede em Delaware, é proprietário de todas as 100 ações da empresa Absurd Ventures in Games no Reino Unido.

Houser foi nomeado o diretor da empresa do Reino Unido, mas nenhuma outra equipe foi associada a ela ainda. O negócio está registrado no condado de Cheshire com sede na Oakwood Corporate Services, que fornece funções de secretariado para mais de 1000 empresas no mesmo endereço.

O escritor, produtor e dublador britânico fundou a Rockstar em 1998, ao lado de seu irmão Sam, Terry Donovan e Jamie King. A Take-Two anunciou a saída de Houser da Rockstar em fevereiro de 2020.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Dan Houser foi uma figura chave por trás de muitos dos títulos de maior sucesso da empresa, tendo escrito ou co-escrito quase todos os jogos das séries Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, bem como Bully e Max Payne 3. Dan e seu irmão Sam foram nomeados na lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time e receberam o prêmio BAFTA em 2014, junto dos outros veteranos de GTA, Leslie Benzies e Aaron Garbut, que também já deixaram a Rockstar.

Apesar de seu status de quase celebridade como criadores de alguns dos maiores produtos de entretenimento da história, Dan e seu irmão são discretos, fogem dos holofotes e raramente dão entrevistas.

A saída de Houser seguiu-se à saída de 2016 do influente ex-presidente da Rockstar North Leslie Benzies, que mais tarde processou a Take-Two Interactive por US$ 150 milhões em royalties não pagos, alegando que a empresa tentou forçá-lo a sair depois que ele tirou um ano sabático. A ação foi encerrada em 2018.

Benzies fundou seu próprio estúdio, Build a Rocket Boy, em 2017, e está trabalhando em um novo jogo de mundo aberto chamado Everywhere.