Cyberpunk 2077 não terá apenas homem e mulher como opção de gênero na hora de criar o personagem do jogador. Após ouvir reclamações sobre possível discriminação, a produtora CD Projekt Red optou por estender a criação de personagem aos não-binários, deixando a definição de gênero aberta.

As críticas de pessoas que militam por questões de gênero envolviam os temas centrais de modificação corporal e transumanismo de Cyberpunk 2077, que exigiriam que os jogadores selecionassem as opções masculino ou feminino na criação do protagonista chamado apenas “V”. A CD Projekt Red também foi acusada de transfóbica certa vez.

O sistema de criação de personagens foi alterado de forma significativa e agora oferece opções flexíveis para a identidade de gênero de V. “Você não escolhe mais o seu sexo. Você não escolhe: ‘eu quero ser um personagem feminino ou masculino’. Agora você escolhe um tipo de corpo, porque queremos que você se sinta livre para criar qualquer personagem”, disse a artista Marthe Jonkers ao site do jornal Metro.

“Temos duas vozes, uma que soa masculina e outra feminina”, Jonkers acrescentou. “Você pode misturar e combinar. Você pode conectá-los da maneira que quiser”.

“Temos muitos tons de pele e tatuagens e penteados extras. Então, nós realmente queremos dar às pessoas a liberdade de fazer seu próprio personagem e jogar do jeito que elas querem”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Perguntada se a CD Projekt Red solicitou a consultoria de especialistas em questões de gênero e outros assuntos progressistas, a artista explicou que a CD Projekt Red apenas presta atenção nas críticas e tem uma equipe bem diversa, capaz de debater algumas questões. “Nossa equipe é muito internacional e muito diversificada, mas pedimos muito feedback. Sempre pedimos feedback e, mesmo quando exibimos essas demonstrações, ainda pedimos que as pessoas nos digam o que pensam. Nós só queremos saber o que podemos melhorar porque queremos fazer um jogo realmente bom e realmente queremos fazer um jogo que todo mundo esteja confortável jogando. Mas, ao mesmo tempo, vamos abordar questões difíceis. É um mundo cyberpunk afinal”.

Cyberpunk 2077 será lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One em abril de 2020.