A Crytek está processando a Cloud Imperium Games e Roberts Space Industries, responsáveis pelo desenvolvimento de Star Citizen, pelo uso irregular do sistema gráfico CryEngine 3 no jogo.

Star Citizen, que bateu todos os recordes de crowdfunding ao levantar mais de US$ 150 milhões em investimentos do público, começou a ser desenvolvido no CryEngine 3, mas migrou para o sistema gráfico Lumberyard, da Amazon, que por sua vez é baseado na arquitetura do CryEngine.

Agora a Crytek alega que os desenvolvedores de Star Citizen continuam usando o CryEngine 3, apesar de terem removido toda menção a ele em material de marketing. O processo acusa a CIG e RSI de removeram incorretamente o logo do CryEngine quando o jogo inicia e não divulgarem corretamente as modificações feitas no CryEngine 3 como parte de seu contrato de licenciamento.

Outra quebra de contrato citada no processo diz respeito à venda de dois jogos independentes, o single-player Squadron 42 e o universo persistente que constitui Star Citizen, quando o contrato de licenciamento original fora feito para apenas um jogo.

Em sua defesa, a Cloud Imperium Games diz que não usa o CryEngine há muito tempo e eles migraram o desenvolvimento para o Lumberyard no final de 2016. Segundo eles, o processo movido pela Crytek não tem mérito e eles irão cobrar da Crytek eventuais custos envolvidos em sua defesa.