Um crítico de games do Reino Unido está sendo bombardeado por ataques de ódio dos fãs da Nintendo após dar a nota 7/10 a The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Na análise publicada no último domingo, 12 de março, o jornalista Jim Sterling escreveu que The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um bom jogo, mas tem vários detalhes que ele considerou irritantes. Segundo ele, “Breath of the Wild é uma aventura deliciosa”, mas tenta ao máximo ser uma “pain in the ass”, isto é, chata/irritante, por isso merece a nota 7/10 e não os 10/10 considerados pela maioria até agora.

A avaliação negativa de Sterling poderia passar como apenas uma opinião diferente que pouco importa diante da consagração que The Legend of Zelda: Breath of the Wild teve até o momento, mas o impacto no coração dos fãs da Nintendo foi grande porque o jornalista está cadastrado como crítico no agregador Metacritic e, portanto, tem a capacidade de influenciar negativamente a média do jogo. E The Legend of Zelda: Breath of the Wild até então era um sério candidato a alcançar o status de jogo mais bem avaliado de todos os tempos no Metacritic.

Pra piorar, Sterling avaliou Horizon: Zero Dawn do PS4 com um 9,5/10 recentemente. O jogo da Sony e Guerrilla tem atraído enorme antipatia dos “nintendistas” por ter sido lançado próximo de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e por ser um título no mesmo estilo de aventura em mundo aberto. Para alguns, Horizon seria “um Zelda de pobre” e jamais poderia ser comparado à obra-prima da Nintendo, embora também esteja sendo muito elogiado e até preferido por alguns.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Após a análise de Sterling ser descoberta, milhares de comentários de puro ódio foram direcionados ao autor em seu próprio site e nas redes sociais. Um ataque de negação de serviço DDoS chegou a tirar o site do jornalista do ar e até agora as páginas estão abrindo lentamente.

Muitos acusam Sterling de querer chamar atenção com a nota baixa e alguns chegam a lembrar que ele poderia estar se vingando da Nintendo após seu canal no Youtube ter recebido uma reclamação de violação de copyright feita pela empresa japonesa.

O que os fãs mais exaltados da Nintendo mais temiam acabou acontecendo. O 7/10 de Sterling e outra análise ainda mais negativa publicada pelo site SlantMagazine (com a nota 6/10) fizeram a média de The Legend of Zelda: Breath of the Wild cair de 98/100 para 97/100, minando suas chances de chegar ao 99/100 até hoje exclusivo de The Legend of Zelda: Ocarina of Time.