Os responsáveis pelo Metroid Prime original criticaram a remasterização recém-lançada pela Nintendo por omitir seus nomes nos créditos.

Ao invés de listar os nomes das pessoas que trabalharam no Metroid Prime original, os créditos de Metroid Prime Remastered simplesmente incluem uma única tela que diz: “Baseado no trabalho da equipe de desenvolvimento original do Metroid Prime para Nintendo GameCube e Wii”.

A ausência dos nomes dos responsáveis por Metroid Prime nos créditos é surpreendente por se tratar de uma remasterização, ainda que muito bem feita, e não de um trabalho que começou do zero.

Esta omissão levou Zoid Kirsch, engenheiro sênior de jogabilidade em Metroid Prime e Metroid Prime 2 no GameCube, a vir a público expressar sua frustração.

“Embora muitos estúdios tenham feito um trabalho incrível na remasterização, estou decepcionado com a remasterização de Metroid Prime que não inclui todos os créditos originais do jogo”, escreveu o engenheiro no Twitter.

“Trabalhei com tantas pessoas incríveis no jogo e o nome de todos deve ser incluído na remasterização, não apenas uma única carta como esta”.

Kirsch foi apoiado por Jack Mathews, que era engenheiro líder técnico em Metroid Prime 1 e 2, e engenheiro principal em Metroid Prime 3.

“Isso é uma farsa”, escreveu Mathews. “Não apenas para meu crédito (embora a maior parte do meu código provavelmente tenha sido substituído), mas para pessoas cujo código e trabalho permanecem praticamente inalterados, como Mark HH, Steve McCrea, toda a arte e conceitos atualizados, o design do jogo. Vergonhoso”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Embora remasterizações e remakes sejam cada vez mais comuns, a questão de creditar adequadamente os desenvolvedores de jogos ainda carece de regulamentação, embora as produtoras sigam diretrizes da International Game Developers Association (IDGA).

As diretrizes da IGDA aconselham que qualquer pessoa que tenha trabalhado no desenvolvimento de um jogo por 30 dias (ou 5%) deve ser creditada. Aparentemente, esta regra não contempla remasterizações, já que eles geralmente são criadas por equipes diferentes, sem o envolvimento dos autores originais.

Metroid Prime Remastered foi bem recebido pela crítica e fãs, que elogiaram o esforço da Nintendo ao recriar modelos 3D com mais detalhes, ao invés de apenas aumentar a resolução da tela e a taxa de quadros por segundo, como é comum em remasterizações.