Fall Guys, o fenômeno do momento, foi oferecido a dez editoras antes de ser acolhido pela Devolver Digital dois anos atrás. Este e outros detalhes foram revelados pelo diretor de criação do estúdio Mediatonic, que contou a história do desenvolvimento em uma série de publicações no Twitter.

Refletindo sobre o árduo caminho até chegar à realização de que construíram um grande sucesso, o diretor Jeff Tanton comentou que, desde que Fall Guys foi lançado há três semanas, passou a primeira delas “em choque” e “meio atordoado”, mas agora pode falar sobre como ele e sua equipe construíram aquela que é a maior surpresa de 2020.

Segundo Tanton, a ideia de Fall Guys foi do designer Joe Walsh, que teve um insight no meio de uma discussão sobre outro projeto interno completamente diferente em janeiro de 2018. Depois de algum brainstorm entre os dois, surgia o plano de um jogo chamado Fool’s Gauntlet, inspirado pelo programa de gincanas japonês Takeshi’s Castle, que por sua vez inspirou inúmeras atrações de TV em todo o mundo, entre elas as Olimpíadas do Faustão na Globo.

O número inicial de jogadores de Fool’s Gauntlet seria 100, mas os designers logo perceberam que o excesso de participantes tornava o jogo confuso e menos divertido.

“Então, Joe lança a ideia de um battle royale. A OUSADIA desse cara. Eu já disse que o mercado ficaria saturado com Battle Royales em 2 anos, então se há um gênero a ser evitado, provavelmente deve ser esse”, escreven Tanton.

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“Eu imediatamente o encaminhei para um dos fundadores do nosso estúdio – tão convencido de sua grandeza que nem me preocupei em incluir qualquer explicação ou preâmbulo, ou VENDER (ou isso ou eu simplesmente apertei enviar muito cedo)”.

“Começamos a trabalhar no campo do pitch naquela tarde. Os decks de pitch são complicados. Sem um protótipo jogável, você precisa realmente pensar sobre como está construindo a ideia do jogo na cabeça do seu público. É um fluxo equilibrado de informações, exagero, fidelidade ao design e, muitas vezes, uma arte incrível para cobrir todas as rachaduras”.

O diretor conta que a partir dali, o artista Dan Hoang esboçou rapidamente uma arte 3D que permitia visualizar o conceito do que veio a se tornar Fall Guys, com 60 jogadores – e não mais 100 – disputando uma gincana em battle royale.

“Esta imagem foi super importante por 2 motivos”, escreveu Tanton. “Em primeiro lugar, todas as ótimas imagens de pitch fazem você desejar ter um controle em suas mãos. Eu dei uma olhada nisso e queria jogar”.

“Em segundo lugar, os FEIJÕES. Obviamente, apenas pequenas formas de cápsulas que Dan havia introduzido, mas de repente percebemos que o foco deste jogo eram os competidores… não apenas o percurso”.

“É provavelmente onde ‘Fall Guys’ como título de jogo apareceu pela primeira vez (RIP Fool’s Gauntlet e ‘Stumble Chums’) – nossos personagens que falhariam para nossa diversão, mas crucialmente sempre voltam novamente. Sempre. Eles seriam heróicos em sua infatigabilidade”.

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O diretor então conta que apresentou o projeto a dez editoras durante a GDC de 2018, mas acabou fechando o negócio apenas com a Devolver Digital, com a qual o estúdio Mediatonic já tinha um relacionamento. A primeira imagem no “pitch” do estúdio foi um gif do programa Takeshi’s Castle, bastante representativo do conceito de Fall Guys.

Em seguida, Tanton mostrou imagens dos protótipos das gincanas e personagens, incluindo a fase usada para demonstrar o jogo para a Sony mais tarde.

Fall Guys foi lançado no PC e PlayStation 4 no começo de agosto. O jogo se tornou um hit instantâneo ao ser oferecido gratuitamente aos assinantes do PlayStation Plus e vendeu mais de 2 milhões de cópias no PC em duas semanas.