Will Wright, o designer responsável por jogos como o SimCity, The Sims e Spore, anunciou na GDC em San Francisco que está trabalhando em um novo jogo para plataformas móveis chamado Proxi.

Sumido desde que lançou Spore há dez anos, Wright agora está trabalhando com o estúdio Gallium Artists para criar Proxi no motor gráfico Unity. O jogo é, bem ao estilo de Wright, um simulador com conceitos inovadores.

Proxi pretende construir universos a partir de uma inteligência artificial que interpreta memórias do jogador. Será possível escolher qualquer categoria de memória – aventuras com a família, por exemplo – e usar modelos 3D dessa categoria como blocos de construção para criar um mundo. Com o passar do tempo, surgirão ilhas de memórias conectadas que formarão mundos 3D.

Wright define Proxi como um jogo de “auto descoberta” e uma chance para os jogadores descobrirem “seu interior” e levá-lo à superfície. Exatamente como funciona a jogabilidade ainda é um mistério, mas o lançamento do jogo está previsto para o final do ano e novidades devem ser reveladas continuamente até lá.

O último jogo de Wright, Spore, foi lançado em 2008 pela EA e acabou não correspondendo às altas expectativas que se tinha sobre ele. Resta saber se a grande imaginação de Wright e seus conceitos inovadores ainda são capazes de surpreender em um momento com oferta infindável de jogos independentes e experimentações para plataformas móveis.