Perto de completar três anos desde seu último lançamento, The Last of Us Part II, o estúdio Naughty Dog está em plena produção de um novo jogo, que pode ser The Last of Us Parte III ou algo totalmente novo, como insinua seu diretor criativo, Neil Druckmann.

Em participação no podcast Kinda Funny para comentar sobre a série de TV da HBO, cuja 1ª temporada acaba de terminar, Druckmann mencionou o processo de seleção para o próximo jogo do estúdio.

O “próximo jogo” em questão não inclui o projeto multiplayer de The Last of Us, que está sob os cuidados de uma equipe no Naughty Dog e deve ser revelado ao público este ano. Estamos falando sobre o próximo grande título solo do estúdio californiano, aquele que Neil Druckmann está supervisionando enquanto se dedica à produção da série de TV com a HBO.

“Quando entrei no estúdio já fazia tanto sucesso que éramos como divas e podíamos fazer o que quiséssemos. Sei que nem todo mundo tem esse privilégio e não o considero levianamente. Assim, ao final de cada jogo, exploramos voluntariamente vários projetos diferentes. Alguns deles podem ser uma sequência, um monte de novas ideias, e então temos que nos perguntar onde estão nossas paixões, porque esse é o fogo que deve ser mantido aceso nos próximos anos. Se escolhermos o projeto errado e nos esgotarmos nessa ideia porque não fomos apaixonados por ele, dois anos após o início de um projeto de quatro anos, estamos ferrados. Acho que é assim que você faz coisas medíocres, perdendo o entusiasmo”, comentou Druckmann.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Sem qualquer intenção de desfazer mistério sobre a opção de continuar com The Last of Us Part 3 ou marcar a ocasião com uma nova licença, o produtor foi cauteloso com suas palavras. “Eu sei que os fãs realmente querem The Last of Us Part 3. Ouço sobre isso o tempo todo e tudo o que posso dizer é que já estamos trabalhando no nosso próximo projeto, então a decisão já foi tomada. Não sei dizer o que é, mas pensamos muito em coisas diferentes e escolhemos aquela que mais nos empolgava”.

Embora flerte com a possibilidade de criar uma franquia totalmente nova, o contexto é mais favorável a um The Last of Us Parte 3 como próximo projeto da Naughty Dog. Entre a estreia da franquia no PC em duas semanas, a revelação do próximo jogo multiplayer e o sucesso monumental da adaptação para a TV, que rivaliza com o atual carro-chefe do canal, A Casa do Dragão, o bom senso comercial determina que The Last of Us Part 3 tem precedência sobre todo o resto. Mas, por outro lado, o Naughty Dog goza de prestígio e autonomia perante a Sony, o que já lhe permitiu abandonar a série Uncharted.

Neil Druckmann também teve a oportunidade de falar sobre o jogo multiplayer de The Last of Us, anunciado como um projeto também muito ambicioso do estúdio. “O jogo multiplayer de The Last of Us é o nosso próximo grande título. Você ouvirá muito mais sobre isso ao longo do ano e estou muito animado por fazer parte disso. É uma experiência interessante para o meu caso pessoal, porque é o primeiro jogo The Last of Us em que não sou o escritor principal, nem o diretor, então posso vê-lo em segundo plano e desempenhar um papel de produtor e mentor. É muito emocionante para mim, o que a equipe montou é muito legal”.