O diretor de Days Gone reagiu à notícia de que Ghost of Tsushima chegou a 8 milhões de cópias vendidas com uma alfinetada na Sony e um sentimento de decepção por não ter tido a oportunidade de criar uma sequência.

Jeff Ross, que encerrou sua carreira de 20 anos no Bend Studio em 2020, comentou que a Sony fez seu trabalho em Days Gone “parecer que foi uma grande decepção”, quando o jogo na verdade também foi um sucesso comercial e vendeu cerca de 10 milhões de cópias no PS4 e PC.

Ghost of Tsushima não contou com uma versão de PC para acumular suas 8 milhões de cópias, mas teve a ajuda de uma reedição Director’s Cut no ano passado.

Pelo Twitter, Ross afirmou que Days Gone superou a aclamada aventura no Japão medieval do estúdio Sucker Punch, apesar das equipes internas do PlayStation supostamente projetarem uma impressão menos positiva de seu desempenho.

“Na época em que deixei a Sony, Days Gone estava no mercado há um ano e meio (e um mês) e vendeu mais de 8 milhões de cópias”, escreveu o diretor, em resposta à notícia das 8 milhões de cópias alcançadas por Ghost of Tsushima. “Desde então, vendeu mais e, em seguida, mais de um milhão no Steam. A gerência do estúdio local sempre nos fez sentir como se fosse uma grande decepção”.

O ex-chefe do PlayStation America Shawn Layden foi um dos que respondeu à postagem de Ross, escrevendo: “Parabéns… Sempre achei que era um título ambicioso e impressionante. Os HORDES! Foi um verdadeiro privilégio estar presente no Dia do Lançamento. Não vou esquecer”.

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Embora a Sony não tenha comentado publicamente sobre o assunto, os produtores do Bend Studio já explicaram que as muitas avaliações negativas ou pouco entusiasmadas de Days Gone na época do lançamento foram fator decisivo para encerrar as ambições de uma nova franquia para a Sony. Na época, muitos críticos americanos implicaram com o fato do protagonista ser “mais um homem branco” e os inimigos serem uma variação dos já muito explorados zumbis.

A média no agregador Metacritic, onde Days Gone hoje tem 71% (Ghost of Tsushima tem 83%), aparentemente seria o critério para a Sony decidir não prosseguir com uma sequência.

No ano passado, Ross confirmou que começou a trabalhar em um argumento para Days Gone 2, mas, devido a um acordo de confidencialidade não pôde confirmar se ele havia sido cancelado. No entanto, ele deu a entender que o projeto foi realmente bloqueado pela Sony quando respondeu a um fã: “Eu estava planejando construir em cima do original para uma sequência incrível. Até mesmo o primeiro Killzone conseguiu um 70 no Metacritic, mas a sequência voltou com um 91. Você tem que engatinhar antes de poder andar e andar antes de poder correr”.

Uma reportagem da Bloomberg publicada em 2021 revelou que a Sony havia rejeitado os planos para a sequência de Days Gone.

“Embora o primeiro jogo tenha sido lucrativo, seu desenvolvimento foi longo e a recepção da crítica foi mista, então um Days Gone 2 não foi visto como uma opção viável”, explicou a reportagem.

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A equipe do estúdio então teria sido designada para ajudar a Naughty Dog com um jogo multiplayer, enquanto um segundo grupo foi designado para trabalhar em um novo Uncharted com supervisão da Naughty Dog.

Mais tarde, a Sony Interactive Entertainment confirmou que o Bend Studio está trabalhando em uma propriedade original “com base nos sistemas de mundo aberto profundo que desenvolveram com o Days Gone”.