A Sledgehammer Games revelou detalhes sobre como o controle DualSense, do PS5, será aproveitado em Call of Duty: Vanguard.

Como tem se tornado comum nos jogos de tiro para o console da nova geração, os gatilhos adaptáveis serão usados para simular desde o peso das armas e seus gatilhos aos “solavancos rápidos e ondulantes” de uma metralhadora. Os motores internos do controle também devem simular as vibrações do ambiente e as explosões que ocorrem ao redor do jogador.

“O nosso objetivo em Call of Duty: Vanguard era simular o peso do gatilho das armas do mundo real e dar ao jogador a oportunidade de encontrar o gatilho que funciona para ele no jogo. Isso é bastante auxiliado pela resposta de força aplicada pelos gatilhos adaptáveis do controle DualSense”, comentou o engenheiro chefe do Sledgehammer, Chris Fowler.

“Há várias fases de puxar um gatilho no jogo: o ‘take-up’ ou a distância que um gatilho percorre quando um jogador começa a pressioná-lo. Depois, há o ‘intervalo’, ou o ponto em que o disparo é realizado após uma quantidade correta de pressão ser aplicada. Em seguida, há o ‘deslocamento excessivo’, que é a distância que o gatilho puxa após o ponto de ruptura e, finalmente, a ‘reinicialização do gatilho’, que interrompe o acionamento automático e redefine o intervalo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“É na fase de ‘intervalo’ que os gatilhos adaptáveis do controle DualSense se aplicam a vários graus e criam a sensação de peso no gatilho. Essa resposta é aplicada de forma diferente para armas diferentes, criando uma sensação mais precisa de peso do gatilho para cada uma. Por exemplo, se você estiver correndo com uma arma 1911, sentirá uma tensão moderada à medida que chega ao ponto de ruptura, mas não terá o mesmo peso que o rifle de mira M1 Garand”.

“Isso significa que você realmente vai sentir o poder da sua LMG ao arrombar portas e paredes nos novos ambientes reativos de Vanguard

Muito mais do que sentiria, digamos, os solavancos rápidos e ondulantes enquanto metralha na direção de um inimigo com sua SMG ou até mesmo uma AR, como a STG.

Por fim, a resposta aplicada pelo controle DualSense não afeta apenas o impacto do gatilho de disparo em Vanguard, mas também o gatilho da mira, o que significa que a velocidade de downsight e o peso do gatilho L2 mudam com base na arma que você está empunhando. Por exemplo. A sensação de carregar armas pesadas será de um peso maior do que se fosse uma arma mais leve. Além disso, os acessórios que você tem na sua arma também vão desempenhar um papel nesse aspecto, por isso é um fator a considerar quando fizer suas escolhas.

No final, o jogador vai encontrar variedade na sensação que a arma provoca, vai encontrar novas variáveis para trabalhar no ajuste da arma e terá a capacidade de adicionar novos acessórios que mudam a forma como o gatilho reage, a força do feedback e a velocidade de downsight. A capacidade de fazer isso com o controle DualSense não só nos permitiu adicionar um novo grau de tomada de decisão tática para os jogadores durante a construção das suas cargas perfeitas, mas também ajuda a aumentar a sensação de imersão na experiência geral. E, no caso de os jogadores decidirem que essas funcionalidades não são para eles em uma circunstância específica, elas podem ser ativadas ou desativadas em tempo real nas Configurações do jogo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

O realismo da arma não é a única coisa que irá diferenciar Call of Duty: Vanguard no PS5 e adicionar à experiência visceral da guerra global. Conforme você atravessa as múltiplas frentes da Segunda Guerra Mundial, os elementos explosivos do combate não são experimentados apenas por meio da visão e do som, mas também pelo tato.

Durante os modos Campanha e Multiplayer, haverá momentos em que o caos da guerra está em plena tela e, com a ajuda de um feedback tátil no controle DualSense, você sentirá a ação acontecer à sua volta, pulsando nas suas mãos e atravessando seus braços.

Por isso, quando o fogo inimigo estiver rasgando sua cobertura, você sentirá os impactos das explosões e dos destroços à sua volta”.

Call of Duty: Vanguard sai em 5 de novembro para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.