A loja online da Nintendo no Japão está sem estoques do console Switch, após problemas na cadeia de produção causados ​​pelo surto do coronavírus na China. A situação coloca em risco também os lançamentos do PlayStation 5 e Xbox Series X planejados para o final do ano, uma vez que quase a totalidade da produção de hardware da Sony e Microsoft é feita no país asiático.

A Nintendo informou que o modelo principal do Switch está indisponível para compra na My Nintendo Store em todas as suas versões, incluindo aquelas oferecidas em pacotes com jogos. O Switch Lite permanece disponível.

A empresa também adiou os planos de pré-venda no Japão e Coreia do Sul do pacote do Switch e Animal Crossing, embora a previsão de lançamento, 20 de março, siga inalterada.

Outros produtos afetados pelos atrasos nas remessas incluem os controles Switch Joy-Con e o Ring-Con necessários para jogar Ring Fit Adventure, que tem feito grande sucesso no Japão.

Embora o vírus tenha impactado os estoques do Switch no Japão e a Coreia, um porta-voz da Nintendo disse à Bloomberg que as remessas para os EUA e Europa não foram afetadas.

A Nintendo informou ainda que pode considerar o redirecionamento de algumas remessas de hardware de uma fábrica no Vietnã, que atende principalmente ao mercado americano, para suprir a demanda no Japão.

As medidas para conter a propagação do coronavírus fizeram com que a FoxConn, maior fabricante de eletrônicos do mundo, fosse obrigada a interromper a operação de sua fábrica em Shenzhen, no sul da China. Já nas instalações de Zhengzhou, as maiores da empresa, o governo chinês autorizou o fim da quarentena, porém apenas 10% dos funcionários voltaram ao trabalho.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Com as incertezas sobre a propagação do vírus e a necessidade de novas quarentenas nas fábricas, analistas temem que a produção do iPhone também pode ser afetada. Segundo o analista especialista em assuntos da Apple, Ming Chi-Kuo, as remessas de iPhone podem ser reduzidas em 10% no trimestre, uma estimativa hoje apoiada pela taiwanesa Trendforce, que reduziu sua previsão para 41 milhões de aparelhos.

A Sony e a Microsoft por enquanto não se manifestaram sobre um possível atraso nos lançamentos do PlayStation 5 e Xbox Series X.

https://www.businessinsider.com/playstation-5-xbox-series-x-delay-wuhan-coronavirus-2020-2?r=US&IR=T