A Sony negou que tenha reduzido a estimativa de unidades do PlayStation 5 que serão enviadas às lojas até abril de 2021, por conta de supostos problemas de fabricação.

Em uma declaração enviada ao site Gameindustry.biz, a empresa disse que as informações publicadas mais cedo pela Bloomberg “são falsas” e não houve mudança no número de unidades do PS5 previstas para serem entregues na janela de lançamento.

“Apesar de não divulgarmos detalhes relacionados à fabricação, as informações fornecidas pela Bloomberg são falsas”, diz a declaração.

“Não alteramos o número de produção do PlayStation 5 desde o início da produção em massa”.

A data de lançamento e o preço do PS5 devem ser finalmente revelados na apresentação desta quarta-feira.

Problemas na fabricação do PlayStation 5 estariam reduzindo em quatro milhões de unidades o estoque do console para a janela de lançamento, de acordo com uma reportagem da Bloomberg.

Segundo o jornalista Takashi Mochizuki, que assina a matéria, os rendimentos de produção dos circuitos do PS5 são atualmente de apenas 50%, ou seja, metade dos circuitos estariam sendo descartados por defeitos de fabricação.

Por conta dos problemas, a Sony teria revisto sua meta de entregar 15 milhões de consoles PlayStation 5 às lojas até março de 2021, prevendo agora 11 milhões de unidades.

Problemas de fabricação deste tipo são comuns e esperados para novos hardwares, mas no caso do PS5 a situação parece pior que o padrão.

“Os rendimentos têm melhorado gradualmente, mas ainda não atingiram um nível estável”, disseram as fontes de manufatura da Bloomberg.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A Sony supostamente aumentou seus pedidos de PS5 com fornecedores em julho, em antecipação ao aumento da demanda por consoles este ano.

A produção do PS5 começou em julho. De acordo com Daniel Ahmad, analista sênior da Niko Partners, a Sony usará transporte aéreo para atender à demanda no fim do ano e enviará o máximo de unidades possível às lojas no período de lançamento.

“Enquanto a produção está aumentando e a escassez de componentes é menos problemática do que antes, acreditamos que os problemas de logística serão uma barreira para ambos os proprietários de plataforma superar este feriado, com o impacto da Covid-19 levando a longos tempos de envio e escassez em prateleiras das lojas durante o período de lançamento. Esperamos que a Sony e a Microsoft utilizem remessas aéreas, que custarão mais, para atender à demanda este ano”, acrescentou Ahmad pelo Twitter.

A Sony deve revelar a data de lançamento do PlayStation 5 e o preço dos dois modelos do console durante uma apresentação de 40 minutos na quarta-feira.