Tendo finalmente superado os problemas de disponibilidade do PlayStation 5, a Sony anunciou que o console teve seu melhor trimestre de vendas até agora, encerrando 2022 com 7,1 milhões de unidades vendidas entre outubro e dezembro.

O PlayStation 5 alcançou 32 milhões de unidades vendidas desde o lançamento no final de 2022, ficando ainda atrás do PlayStation 4, que tinha 38 milhões em período equivalente de seu ciclo. A diferença não deve ser interpretada como menor interesse do público, já que o PlayStation 5 foi uma vítima, assim como outros produtos de tecnologia, do gargalo na produção de chips e componentes da China.

No último trimestre de 2022, a Sony contabilizou um aumento de 83% nas vendas do PlayStation 5 em relação ao mesmo período do ano passado. A meta da empresa é de enviar 19 milhões de consoles às lojas no corrente ano fiscal, o que significa ter outras 6,2 milhões de unidades nas lojas ou entregues aos consumidores até o final de março.

Em janeiro, a Sony anunciou que o estoque do PlayStation 5 nas lojas finalmente havia sido normalizado. “Se você deseja comprar um console PS5, agora deve ter muito mais facilidade em encontrar um em varejistas em todo o mundo”, afirmou a empresa na ocasião.

Em apresentação de resultados nesta quinta-feira, a divisão de jogos e serviços de rede da Sony registrou receitas do segundo trimestre de ¥1.246,5 bilhões (US$ 8,79 bilhões), um aumento de 53% em relação ao ano anterior e seu melhor trimestre de todos os tempos em termos de valores em ienes japoneses. O lucro operacional também aumentou 25% em relação ao ano anterior, para ¥116 bilhões (US$ 820 milhões).

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O número de assinantes do PlayStation Plus e usuários ativos mensais da PlayStation Network (MAUs) também aumentou durante os três meses finais de 2022, embora tenha havido redução ano a ano de 2 milhões de assinantes do serviço. Até setembro o PlayStation Plus tinha 45,5 milhões de assinantes, mas o número subiu para 46,4 milhões em dezembro, contra 48 milhões do ano anterior.

Embora o número de assinantes tenha caído em cerca de 1,5 milhões desde a introdução dos novos planos do PlayStation Plus, a receita de serviços de rede da Sony – que abrange PS Plus e receita de publicidade – aumentou pelo segundo trimestre consecutivo para ¥122 bilhões (acima de ¥117 bilhões e ¥106 bilhões), provavelmente influenciada pelos planos de assinatura mais caros e a desvalorização do iene.

No que diz respeito aos usuários mensais ativos (MAUs) da PlayStation Network, estes cresceram significativamente em 10 milhões de usuários, atingindo 112 milhões no trimestre.

As vendas de software aumentaram durante o trimestre em 86,5 milhões de unidades – acima dos 62,5 milhões no trimestre anterior, mas abaixo dos 92,7 milhões conseguidos no terceiro trimestre do ano anterior.