Metal Gear Solid: Master Collection Volume 1, a coleção que reúne os jogos da série Metal Gear do MSX e os três primeiros Solid, terá um aviso no início sobre conteúdo que pode ser considerado inapropriado para a sensibilidade das pessoas nos dias de hoje.

O aviso exibido na tela inicial da coleção explica que o conteúdo original foi mantido para “preservar o contexto histórico em que o jogo foi feito e a visão original do criador”, mas alerta que certos temas e comportamentos podem não ser adequados aos padrões modernos.

“Este jogo contém expressões e temas que podem ser considerados desatualizados”, diz o aviso. “No entanto, esses elementos foram incluídos sem alteração para preservar o contexto histórico em que o jogo foi feito e a visão original do criador. A discrição do jogador é recomendada”.

Embora a Konami não tenha comentado sobre quais cenas correm o risco de serem vistas como “desatualizadas” ou politicamente incorretas, podemos especular que o aviso leva em consideração os momentos nos quais Snake flerta com mulheres ou o uso do cigarro como um item capaz de acalmar o herói em suas missões.

Em Metal Gear Solid, por exemplo, Snake admira as curvas da soldado Meryl e quando tem a oportunidade de dialogar com ela, expressa esse sentimento com franqueza, dizendo: “Você tem uma bela bunda”. Em outra cena, a Dra. Naomi brinca com Snake dizendo que ele pode “fazer uma revista íntima” nela se ele completar sua missão.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Metal Gear Solid: Master Collection Volume 1 será lançado em 24 de outubro para PC, PS4, PS5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

A coleção inclui os três primeiros Metal Gear Solid, bem como as versões originais para MSX2 de Metal Gear e Metal Gear 2, e os dois jogos de NES, Metal Gear e Snake’s Revenge.

O pacote também traz conteúdo adicional como histórias em quadrinhos digitais, livros de roteiro e informações sobre histórias e personagens, guias de estratégia para cada jogo e uma trilha sonora digital.