A Blizzard anunciou que sua co-presidente Jen Oneal, que havia sido nomeada como resposta às demandas por mais representatividade feminina no comando da empresa, está deixando o cargo apenas três meses após ser designada.

Ex-chefe do estúdio Vicarious Visions, Oneal foi anunciada como co-presidente da Blizzard ao lado do ex-executivo do Xbox Mike Ybarra em agosto. Ao anunciar sua saída, a executiva enfatizou que pretende se concentrar em trazer mais diversidade para a indústria de jogos.

O anúncio de Oneal como co-presidente da Blizzard foi um dos efeitos do processo movido pelo Departamento de Fair Employment and Housing da Califórnia contra a Activision Blizzard por machismo, discriminação e assédio. Junto de Ybarra, ela substituia J. Allen Brack, demitido como parte das denúncias sobre machismo na empresa.

A executiva, que veio do estúdio Vicarious Visions e é uma veterana de 20 anos da Activision, disse que doará US$ 1 milhão para a Women in Games International, uma organização que promove mulheres na indústria de games.

“Não estou fazendo isso porque não tenho esperança para a Blizzard, muito pelo contrário – sou inspirada pela paixão de todos aqui, trabalhando para uma mudança significativa e duradoura de todo o coração”, escreveu Oneal em sua carta de despedida.

“Essa energia me inspirou a sair e explorar como posso fazer mais para que os jogos e a diversidade se cruzem, e espero ter um impacto mais amplo na indústria que beneficiará a Blizzard (e outros estúdios) também. Embora eu não esteja totalmente certa da forma que isso irá assumir, estou animada para embarcar em uma nova jornada para descobrir”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O CEO da Activision, Bobby Kotick, comentou sobre a saída de Oneal: “Eu tinha muita confiança, e ainda tenho, na capacidade de Jen para liderar. Acho que ela realmente quer transformar a indústria. Sua missão na vida é criar ótimos jogos e transformar a indústria para que os jogos, à medida que mais mulheres entram no mercado de trabalho, sejam mais convidativos e acolhedores para as mulheres. Será uma grande oportunidade para fazermos parceria com ela enquanto ela lidera o ataque”.

Mike Ybarra, ex-Xbox, será o novo presidente solo da Blizzard.