Cevat Yerli, o co-fundador e principal figura pública por trás da Crytek, anunciou que está deixando o cargo de CEO e presidente da empresa.

O executivo será substituído por seus irmãos Avni e Faruk, também co-proprietários do estúdio. Cevat Yerli passará a ser “um acionista estratégico”.

“Com a empresa em uma posição forte, agora é o momento ideal para reconhecer as excelentes conquistas da liderança existente ao longo dos últimos dois anos e formalmente fazer a transição da direção executiva para Avni e Faruk. Tive a honra de servir como CEO da empresa que fundei com meus irmãos há quase 20 anos e vi a equipe realizar coisas inovadoras naquela época. Espero continuar ajudando a Crytek como um dos principais acionistas e estou muito entusiasmado por ver o que o futuro traz. Tenho toda a confiança de que a empresa continuará a brilhar sob a orientação de Avni, Faruk e o resto da equipe de liderança”, disse o ex-CEO.

A Crytek enfrenta uma situação financeira delicada há alguns anos e esteve perto da falência em 2014, quando fechou várias de suas unidades de desenvolvimento. Em 2015, a empresa recebeu um investimento da Amazon, que comprou a tecnologia do CryEngine e a adaptou no Lumberyard Engine. Em 2017, uma nova captação de recursos foi feita e envolveu a venda do jogo Warface à publicadora russa My.com. Segundo rumores, ainda no ano passado havia problemas relacionados a atraso de salários na equipe, mas a produtora continuava a operar em sua sede de Frankfurt, onde desenvolve Hunt: Showdown, e subsidiárias de Kiev e Istanbul, dedicadas a Warface. Um novo financiamento foi feito no final do ano passado e deve assegurar a operação por mais algum tempo.

Hunt: Showdown foi lançado para PC via Early Access na semana passada.