Ted Dabney, que fundou a Atari com Nolan Bushnell em 1972, morreu no último sábado aos 81 anos. O pioneiro dos videogames tinha câncer no esôfago e havia optado por não tratá-lo.

Depois de uma carreira que incluiu passagens na Hewlett-Packard e na fabricante de fitas Ampex, Dabney e Bushnell, colegas na Ampex, fundaram a empresa Syzygy em 1971. No mesmo ano, os dois criaram Computer Space, o primeiro jogo comercial de videogame, que era uma variação do conceito de Space War, concebido no MIT em 1962.

Um ano depois, em Sunnyvale, Califórnia, Dabney e Bushnell mudaram o nome da empresa para Atari e, usando o circuito que Dabney havia criado para Computer Space, criaram o famoso Pong. O sucesso comercial do jogo abriu o caminho para o lançamento dos consoles da Atari, que fizeram surgir o mercado de videogames caseiros na primeira metade dos anos 80.

Depois de divergências com Bushnell, Dabney foi trabalhar na Raytheon, Fujitsu e Teledyne antes de se afastar completamente do negócio de tecnologia.

Samuel F. “Ted” Dabney nasceu em 15 de maio de 1937 em San Francisco. Depois de se formar no ensino médio, ele se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, onde fez cursos de eletrônica, iniciando sua formação e interesse em desenvolvimento de computadores.