O escritor e designer Chris Avellone, que trabalhou em inúmeros RPGs, de Fallout a Divinity Original Sin 2, vai receber uma indenização milionária em um processo contra duas mulheres que o acusaram falsamente de assédio sexual.

Em 2020, Karissa Barrows e Kelly Bristol foram ao Twitter para expor vários casos de abuso que teriam sido cometidos por Avellone contra elas entre 2013 e 2015. Inicialmente sem reação nas redes sociais, o autor de Fallout, Prey, Star Wars Jedi: Fallen Order e tantos outros se defendeu dessas alegações em um post no Medium em junho de 2021 e apresentou uma queixa por difamação contra seus acusadores em um tribunal da Califórnia. Quando o caso inicial foi indeferido por um tribunal da Califórnia por motivos jurisdicionais, Avellone entrou com a ação em Illinois em setembro de 2022.

Agora, quase dois anos depois, o caso foi resolvido. As acusadoras de Avellone, Karissa Barrows e Kelly Bristol, assinaram uma declaração conjunta retratando suas reivindicações anteriores e inocentando Avellone de irregularidades, afirmando que suas reivindicações originais foram mal interpretadas. “O acordo prevê um pagamento de sete dígitos ao Sr. Avellone”, anunciou o advogado do autor, que manteve outros detalhes do acordo sob confidencialidade.

“As partes resolveram o assunto e as reivindicações foram rejeitadas com prejuízo de acordo, com um acordo confidencial que prevê um pagamento de sete dígitos que inclui a devolução do prêmio de honorários advocatícios contra o Sr. Avellone na Califórnia”, diz a defesa de Avellone.

A declaração de Barrows e Bristol, por sua vez, é a seguinte:

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“O senhor Avellone nunca abusou sexualmente de nenhuma de nós. Não temos conhecimento de que ele já tenha abusado sexualmente de qualquer mulher. Não temos conhecimento de que o Sr. Avellone tenha usado indevidamente fundos corporativos. Qualquer coisa que tenhamos dito ou escrito anteriormente contra o Sr. Avellone não foi nossa intenção. Queríamos apoiar as mulheres na indústria. Ao fazer isso, nossas palavras foram mal interpretadas para sugerir alegações específicas de má conduta que não foram expressas nem intencionadas. Somos apaixonadas pela segurança, proteção e agência de mulheres, minorias, pessoas LGBTQIA+ e todas as outras comunidades que sofreram perseguição na indústria de videogames. Acreditamos que o Sr. Avellone compartilha o desejo de proteger e elevar essas comunidades. Acreditamos que ele merece um retorno total à indústria e o apoiamos nesses empreendimentos”.

No mesmo comunicado à imprensa, Chris Avellone apaziguou e até explica que quer apoiar a luta da Sra. Barrows e da Sra. Bristol para enfrentar problemas comportamentais recorrentes na indústria de videogames. “No espírito desses objetivos, peço a todos que respeitem a privacidade da Sra. Barrows e da Sra. Bristol e que usem esta oportunidade como um meio de ouvir todas as vozes para melhorar nossa cultura e nossas comunidades”, escreveu o autor.

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Em junho de 2021, Avellone revelou sua versão dos fatos quanto à natureza dos ataques de que foi alvo. “A motivação para esses ataques parecia simples: Karissa e Kelly estavam com raiva por causa de um rompimento ruim que tive com a amiga Jackie há quase 7 anos”. Mas o autor também recorreu ao Twitter para confidenciar de forma mais íntima, apontando a falta de benefício da dúvida e a pressa com que muitos dos seus colegas e amigos se distanciaram assim que surgiram as acusações em 2020.

“Queria agradecer a todos de ambos os lados que optaram por não apressar o julgamento, mas sim ouvir e deixar o processo legal seguir seu curso, deixar os fatos surgirem de ambos os lados, até chegarmos a uma resolução. Acho que uma das piores partes deste caso é que em algum momento percebi que teria que provar que era um pária na indústria de videogames e que as alegações realmente causaram danos. Para fazer isso, tive que compilar uma lista de todos os colegas e amigos que me cortaram e/ou me condenaram sem ao menos perguntar meu lado da história. Embora fazer essa lista tenha sido horrível, às vezes até doloroso, a única coisa que ganhei no final foi perceber que não havia perdido nenhum amigo verdadeiro”.