A gigante chinesa Tencent anunciou mais uma aquisição, desta vez da produtora britânica Sumo Digital. O negócio, que ainda está pendente de aprovação pelos acionistas, envolve o pagamento de US$ 1,27 bilhão pelo controle total do estúdio.

A Tencent já detém 8,75% e é a segunda maior acionista da Sumo, que tem 14 estúdios espalhados por cinco países e é conhecida por jogos como Sackboy: A Big Adventure, Crackdown 3 e Sonic & All-Stars Racing Transformed.

Se o negócio for concluído, a Sumo continuará a trabalhar em seus projetos existentes e deve seguir com o atual modelo de parceira de desenvolvimento de outras empresas e marcas.

“O Conselho da Sumo acredita firmemente que o negócio se beneficiará do amplo ecossistema de videogame da Tencent, experiência comprovada da indústria e seus recursos estratégicos”, disse o presidente do grupo Sumo, Ian Livingstone.

A Tencent, que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e hoje a maior do mercado de games, é acionista de mais de 800 empresas e está avaliada em US$ 680 bilhões.

Já acionista majoritária da Riot Games, Supercell, Grinding Gear Games, Sharkmob, Miniclip, Funcom, Leyou e Klei Entertainment, a Tencent também tem participações na Epic Games (40%), Fatshark (36%), Dontnod (22%), Marvelous (20%), Krafton (16%), Sumo Digital (10%), Frontier (9%), Ubisoft (5%), Paradox Interactive (5%), Activision Blizzard (5%), PlatinumGames, Yager, Bad Robot Games, 10 Chambers, Bohemia Interactive e Voodoo, para citar apenas as principais. Os valores e porções de participação nesses últimos estúdios não é conhecido do público.

Segundo o analista Daniel Ahmad, da Niko Partners, a Tencent não pretende interferir muito na gestão da Sumo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“A Tencent está adquirindo a Sumo Digital por sua ampla experiência no desenvolvimento e operação de jogos AAA e jogos de serviço ao vivo, a maioria dos quais desenvolvidos para clientes como Sony, Microsoft, Sega e outros”, disse ele.

“A Tencent continuará a apoiar a Sumo nesses projetos de trabalho para aluguel, mas a empresa também pode ser um parceiro inestimável para a Tencent, que busca entrar no próprio espaço de jogos AAA com seus próprios projetos. O negócio também ajudaria a Sumo a utilizar a experiência da Tencent em relação ao desenvolvimento e publicação de jogos na China”.