O estúdio francês Quantic Dream anunciou nesta quarta-feira que foi adquirido pela chinesa NetEase, que era acionista minoritária desde 2019.

Assim como sua conterrânea Tencent, a NetEase tem se destacado pelo plano de expansão aos mercados ocidentais, motivada pelas restrições impostas pelo governo chinês ao consumo de games por jovens no país.

Nos últimos anos, a empresa adquiriu o estúdio japonês Grasshopper Manufacture e fez um grande investimento na Bungie, de Destiny, em 2018, antes que esta fosse comprada pela Sony. Em 2019, a NetEase adquiriu uma participação minoritária no Quantic Dream, após o lançamento de Detroit: Become Human, e no final do ano passado tirou o designer de Yakuza, Toshihiro Nagoshi, da Sega para fundar um novo estúdio 100% controlado por ela.

“Conhecemos a NetEase há cerca de 4 anos e nos oferecemos para se juntar a nós como acionista minoritário em janeiro de 2019”, escreveu a Quantic Dream em comunicado. “Durante esse tempo, aprendemos muito um com o outro. Começamos a trabalhar juntos em pequenos e grandes projetos, gostávamos de trabalhar juntos e discutimos muito sobre nosso setor e nossa visão para o futuro. Descobrimos que compartilhamos o mesmo desejo de criar um trabalho ousado e altamente qualitativo que impressione”.

O Quantic Dream se juntará ao selo NetEase Games, com a NetEase se tornando a controladora do estúdio e o único acionista. A desenvolvedora e editora francesa de jogos, conhecida por jogos como Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, operava de forma independente desde sua fundação em 1992.

Hoje o estúdio tem vários jogos em desenvolvimento, sendo Star Wars: Eclipse o único projeto conhecido.