O chefe do Xbox, Phil Spencer, revelou que a Microsoft segue interessada em novas aquisições, mas desta vez nos espaços de jogos sociais e causais.

Em entrevista à Bloomberg, Spencer disse que deseja que a linha de jogos do Xbox inclua conteúdo mais casual e com apelo amplo.

“Quando penso sobre os tipos de gêneros que geralmente são associados ao Xbox, sim, temos Roblox, temos Minecraft, temos FIFA e Fortnite, mas queremos continuar a investir em mais conteúdo social casual que esteja por aí. Temos muita ambição”, disse o executivo.

O interesse em ampliar o portfólio de jogos casuais no Xbox não é novo e ainda em 2020 Spencer discutia o assunto publicamente.

“Se olharmos o que as pessoas estão jogando no Xbox, o que os assinantes do Game Pass estão jogando, acho que o que está faltando em nosso portfólio é um conteúdo casual com um apelo amplo”, disse o executivo ao site escandinavo Gamereactor no final de 2020.

“Conteúdo com classificação eletrônica (para usar uma classificação ESRB) não é um ponto forte para nós. Obviamente, temos Minecraft e algumas outras franquias. Mas quando penso em expandir a paleta criativa que nossas equipes têm, acho que é extremamente importante”.

Desde que comprou Minecraft por US$ 2,5 bilhões em 2014, a Microsoft focou em aquisições de estúdios especializados em jogos para o público tradicional de videogame, incluindo na família Xbox desenvolvedores como a Obsidian Entertainment, Ninja Theory e InXile. No ano passado, a empresa investiu US$ 7,5 bilhões para comprar a ZeniMax Media e sua editora de jogos Bethesda Softworks, em um negócio que levou o Xbox Game Studios de 15 para 23 equipes de desenvolvimento.

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A meta da Microsoft para os próximos anos, quando seus estúdios estiverem bem sincronizados e em plena capacidade, é ter um lançamento exclusivo a cada trimestre.

Em várias ocasiões anteriores, Spencer também expressou o desejo de adquirir um desenvolvedor de jogos asiático, “em particular um estúdio japonês”.