O chefe do Xbox, Phil Spencer, acusou a Sony de ter uma estratégia para diminuir o Xbox para manter sua posição de líder no mercado.

Discutindo a posição da Sony como maior interessada em impedir a conclusão da compra da Activision Blizzard pela Microsoft, Spencer disse que a dona do PlayStation “está
tentando proteger seu domínio no console” e “A maneira como eles crescem é tornando o Xbox menor”.

“A Sony tem uma visão da indústria muito diferente da nossa. Eles não lançam seus jogos simultaneamente no PC, eles não colocam seus jogos em suas assinaturas quando lançam seus jogos”, disse Spencer no podcast Second Request.

Segundo o executivo, a Sony “está liderando o diálogo sobre por que o negócio [entre a Microsoft e Activision Blizzard] não deve ser concluído”, dizendo que a empresa está tentando proteger a “posição dominante no console” do PlayStation “focando no Call of Duty”.

“O maior fabricante de consoles do mundo levantou uma objeção sobre a única franquia que dissemos que continuará a ser lançada na plataforma”, acrescentou Spencer. “É um acordo que beneficia os clientes por meio de escolha e acesso”.

Recentemente a Microsoft ofereceu um acordo para garantir Call of Duty no PlayStation pelos próximos dez anos, bem além do atual contrato firmado entre a Sony e a Activision Blizzard, mas mesmo essa proposta não agradou a fabricante do PlayStation, que tem se empenhado para convencer os reguladores na Europa e Estados Unidos a vetar o negócio.

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A FTC americana supostamente estaria mais próxima de aprovar o negócio, enquanto os reguladores europeus optaram por estender a investigação e não se mostram tão favoráveis aos argumentos da Microsoft.

A Microsoft e a Activision disseram anteriormente que esperam que o acordo seja finalizado antes de meados de 2023.