À medida em que a resolução 4K começa a se tornar padrão para os jogos, o próximo incremento, para os 8K deve demorar ou jamais acontecer, na opinião do chefe do Xbox, Phil Spencer.

Tanto o Xbox Series X quanto o PS5 serão capazes de rodar jogos em 4K verdadeiro e até produzir resolução 8K para alguns conteúdos. Mas esta última não deve ser adotada para os jogos tão cedo e talvez nunca se torne padrão.

“Acho que 8K é uma tecnologia aspiracional”, disse Spencer em entrevista à Wired. “Os recursos de exibição dos dispositivos ainda não existem. Acho que estamos a anos de 8K ser – se é que algum dia será – padrão em videogames”.

Liz Hamren, chefe de engenharia de jogos do Xbox, também disse à Wired que ainda são poucas as pessoas que têm TVs 4K, indicando que a próxima geração é apenas o começo de uma transição que ainda deve demorar para estabelecer o 4K como padrão.

Outra inovação que será proporcionada pela nova geração, o ray-tracing, também ainda está incipiente, na opinião de Spencer. “Quando penso em jogos em que o ray-tracing teve um impacto dramático em minha experiência como jogador, isso é meio irregular”, disse ele.

O Xbox mais simples da próxima geração, o Series S, rodará jogos nativamente a 1440p e até 120 qps, mas também é capaz de rodar jogos em 4K reescalonado e mídia nesta resolução.