O projeto ainda misterioso de Hideo Kojima em parceria com a Microsoft será algo tão diferente que mesmo o prestígio do designer japonês foi insuficiente para convencer várias pessoas. A exceção foi a Microsoft, que teria entendido a proposta enquanto outros acharam que Kojima estava maluco.

Falando sobre o assunto com o site IGN, Kojima explicou que teve a ideia deste novo jogo há cinco ou seis anos, e então fez apresentações a vários parceiros, mas no final apenas a Microsoft acreditou na ideia.

“O projeto em que estamos trabalhando com a Microsoft é algo em que venho pensando há cinco ou seis anos. O projeto exigia uma infraestrutura que nunca havia sido necessária antes, então discuti com várias grandes empresas e fiz apresentações, mas eles realmente pareciam pensar que eu estava louco. No final das contas, foi a Microsoft quem mostrou que entendia e agora estamos trabalhando juntos no projeto, incluindo a frente de tecnologia”.

Embora os detalhes sobre este jogo de Kojima com a Microsoft ainda sejam escassos, sabemos que ele usará a infraestrutura de computação na nuvem desta última, o que indica um jogo totalmente online. Quando anunciou o projeto em junho, Kojima o descreveu como “um jogo completamente novo, que ninguém jamais experimentou ou viu antes”, e em uma entrevista mais recente este será “como uma nova mídia”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Ainda falando sobre as qualidades experimentais do projeto, Kojima disse ao IGN: “Costumo ficar entediado com facilidade. Parte do motivo pelo qual consigo criar jogos há 30 anos é porque a nova tecnologia substitui a antiga tão rapidamente. A tecnologia que você usa hoje pode não ser aplicável amanhã, e estou interessado em descobrir maneiras de incorporar o novo. Fazer a escolha errada pode resultar em fracasso, é claro. É um pouco como um programa espacial dessa forma”.

Além do jogo experimental em parceria com a Microsoft, a Kojima Productions está trabalhando Death Stranding 2 para o PlayStation 5 e em um filme de Death Stranding.