A próxima geração de consoles será a última da história, na opinião do presidente da Ubisoft, Yves Guillemot.

Em entrevista à Variety, Guillemot disse que ainda espera por um PlayStation 5 e novo Xbox, mas um PlayStation 6 não deve existir porque o mercado terá mudado para um modelo de streaming. “Haverá mais uma geração de consoles e depois disso estaremos fazendo streaming, todos nós”, previu o executivo.

A expectativa do mercado é de um novo ciclo de consoles começando em 2020 ou mais tarde com o PlayStation 5 e um novo Xbox, mas a transição para o streaming já estará consolidada antes que um novo ciclo possa começar por volta de 2027 – considerando os típicos sete anos entre as gerações.

“Acho que veremos outra geração, mas há uma boa chance de que passo a passo veremos cada vez menos hardware”, comentou Guillemot.

Embora o streaming esteja bem consolidado para filmes com o Netflix e outros serviços, a tecnologia ainda não deslanchou com os jogos, que dependem de baixíssima latência e são tecnicamente muito mais complexos que rodar um simples vídeo. Porém, serviços de streaming como o PlayStation Now e lançamentos como Resident Evil 7 Cloud Version para o Switch têm popularizado a tecnologia aos poucos.