Passados dois meses desde a grande atualização que supostamente deixou Cyberpunk 2077 em estado satisfatório no PlayStation 4, a CD Projekt disse que ainda está aguardando a aprovação da Sony para voltar a oferecer o jogo na PlayStation Store.

Cyberpunk 2077 foi lançado em dezembro de 2020 com uma série de problemas técnicos que afetou principalmente as versões para PS4 e Xbox One. A quantidade de bugs e o desempenho pífio, que levava a animação do jogo às vezes abaixo dos 20 quadros por segundo, fez com que ele fosse removido da PlayStation Store uma semana após seu lançamento e reembolsos fossem oferecidos aos compradores insatisfeitos.

Na época, a CD Projekt se comprometeu a melhorar o jogo com atualizações, sendo que a maior delas, a atualização 1.2 de março de 2021, incluiu mais de 500 melhorias. Esta última melhorou principalmente o desempenho no PS4 Pro, talvez por conta da pressão em ter o jogo de volta à PS Store o mais rápido possível.

Durante uma apresentação para investidores nesta terça-feira, o CEO adjunto da CDPR, Adam Kiciński, falou sobre a situação ao ser perguntado por um participante.

“Infelizmente, não tenho nenhuma informação nova a esse respeito”, disse ele. “Ainda estamos em discussões e a cada patch o jogo fica melhor e há um progresso visível, mas como dissemos a decisão é exclusiva da Sony, por isso estamos aguardando a informação sobre o fato de que tomaram a decisão de trazer de volta este jogo. Até então, não sou capaz de dizer mais nada”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Questionado sobre a mesma situação no final de março, cerca de três meses e meio após o título ter sido retirado do mercado online da Sony, o vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da CD Projekt, Michal Nowakowski, também disse que a decisão em última instância cabe à Sony. “Acreditamos que estamos mais perto do que mais longe, mas é claro que a decisão final é deles, então vamos esperar para ver”, disse ele.

Solicitado a fornecer uma parcial de vendas do jogo, Nowakowski não falou em números, mas disse que a CDPR ainda prevê dois eventos que podem aumentar significativamente as vendas: o lançamento das versões de nova geração para PS5 e Xbox Series X|S no segundo semestre de 2021 e seu retorno à PlayStation Store.

“No que diz respeito às vendas do Cyberpunk neste ano, em primeiro lugar, acredito que serão impulsionadas por dois elementos principais nos quais continuamos trabalhando. Primeiro, consertar e atualizar o jogo, e isso também deve resultar na volta à loja da Sony”, disse Nowakowski.

“Obviamente, a decisão da Sony é muito aguardada por muitos jogadores e acreditamos que também pode influenciar as decisões de compra não apenas daqueles que jogam no PlayStation, mas também em outras plataformas, então isso é importante para nós”.