Com um ano de atraso, a CD Projekt Red finalmente apresentou a atualização de nova geração de The Witcher 3: Wild Hunt e detalhou os novos recursos que virão com ela. Estão incluídos um modo de foto, progressão cruzada, um sistema de controle de lançamento rápido para Signs, uma nova câmera e uma série de novas opções de interface do usuário e melhorias na qualidade de vida, além dos já esperados incrementos gráficos.

Na parte visual, a atualização gratuita colocará em prática o ray tracing nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X, bem como no PC. Outras novas tecnologias gráficas incluem oclusão de ambiente, reflexs de espaço de tela, dimensionamento de resolução dinâmica e, no PC, suporte para técnicas de upscaling FSR e DLSS que podem melhorar a taxa de quadros.

Os consoles terão os modos padrão de desempenho e qualidade; o desempenho atinge 60 quadros por segundo sem ray tracing, enquanto o de qualidade limita a movimentação a 30 fps e liga o ray tracing. No Xbox Series S o jogo rodará a 30 quadros por segundo sem ray tracing. Mesmo no modo de desempenho, o jogo terá uma aparência significativamente melhor do que a versão anterior do PS4 e Xbox One e será mais próximo das configurações Ultra no PC. Usuários de um PC de ponta, por sua vez, terão novas configurações Ultra Plus para aproveitar o poder de processamento extra.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Texturas e modelagem de personagens, monstros e o ambiente foram incrementadas, a grama e folhagem retrabalhadas e haverá novos detalhes como fumaça de aldeias distantes, novas condições climáticas ou paralelepípedos modelados em 3D na capital Novigrad.

A nova câmera mostrará a ação mais próxima de Geralt e para um lado, semelhante àquela vista nos jogos recentes de God of War.

Os jogadores que preferem uma construção de sinais usando magia encontrarão uma nova opção de controle chamada Quick Cast, que permite ao jogador segurar R2 e acessar diferentes sinais, ou feitiços, diretamente com os botões de face, em vez de selecioná-los um por um de um menu radial.

A progressão cruzada funcionará por meio de contas GOG Galaxy e permite que os jogadores transfiram seus jogos salvos entre todos os formatos.

Novos conjuntos de armaduras inspirados na série The Witcher da Netflix serão adicionados ao jogo e haverá uma nova missão baseada na série de TV.

Um novo filtro de mapa padrão removerá os pontos de interrogação que cobrem o mapa, indicando pontos de interesse, como acampamentos de bandidos, monstros poderosos ou baús de tesouro. Isso é para aproximar esses mini-eventos da intenção original de fazer com que os jogadores os descubram organicamente durante o jogo, em vez de caçá-los compulsivamente. No entanto, estes, juntamente com os ícones que mostram onde encontrar os barcos, podem ser restabelecidos com uma simples escolha de filtro.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Também será possível escolher um novo modo de interface de usuário que remove o minimapa e os objetivos da missão quando fora de combate, além de permitir que eles sejam exibidos rapidamente com o pressionar de um botão.

Finalmente, haverá também um modo de caminhada lenta, a opção de correr a partir de um clique no stick direito e correções para missões que apresentavam problemas notórios e impediam o progresso.

A atualização de próxima geração para The Witcher 3 será lançada em 14 de dezembro como um download gratuito para os proprietários do jogo original.