Um casal americano do Arizona foi condenado a pagar US$ 12,23 milhões (cerca de R$ 46 milhões) em indenizações à Nintendo por terem mantidos dois sites que distribuíam ROMs de jogos antigos.

Jacob e Cristian Mathias eram os proprietários dos sites LoveROMS.com e LoveRetro.co até julho, quando receberam um processo da Nintendo. Pelos sites, eles ofereciam o download de ROMs de jogos como Super Mario World, Mario Kart 64 e Donkey Kong Country.

Não se sabe se o casal irá de fato pagar o valor da sentença e é mais provável que as partes tenham feito um acordo para encerrar o processo por outros valores, mas a indenização milionária deve servir de alerta aos donos de outros sites que distribuem ROMs piratas. Os sites de Jacob e Cristian Mathias já foram desativados e outros que também distribuíam ROMs estão voluntariamente saindo do ar.

Ao acessar o site LoveROMs.com agora, o visitante vê apenas uma mensagem de alerta e pedido de desculpas à Nintendo:

“Nosso site, LoveROMS.com/LoveRetro.co, anteriormente ofereceu e realizou cópias não autorizadas de jogos da Nintendo, em violação dos direitos autorais e marcas registradas da Nintendo. LoveROMS.com/LoveRetro.co reconhece que causou danos à Nintendo, seus parceiros e clientes oferecendo cópias ilegais de jogos da Nintendo e concordou em cessar todas essas atividades. Para acessar os jogos legítimos da Nintendo online, visite www.nintendo.com para obter informações sobre a Nintendo Game Store”.