A Capcom obteve lucro recorde pelo quinto ano consecutivo no exercício 2021-2022, graças a lançamentos como Resident Evil Village, Monster Hunter Rise e Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, além do bom desempenho de seu catálogo antigo.

Nos primeiros nove meses de seu ano fiscal atual (abril a dezembro de 2021), a Capcom registrou receita de 36%, lucro operacional de 44% e lucro líquido de 52%. Com esses números, a editora de Osaka já bateu seu lucro líquido anual recorde (212 milhões de dólares), enquanto ainda falta um trimestre para fechar o exercício. Além disso, o primeiro trimestre de 2022 terá a contribuição do lançamento de Monster Hunter Rise no PC.

Com 8 milhões de cópias vendidas de Monster Hunter Rise, 5,7 milhões de Resident Evil Village e 1,4 milhão de Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, a Capcom já vendeu 25,8 milhões de jogos desde o início do ano fiscal, 30% a mais que no ano passado na mesma fase. Mais notável, Resident Evil 7 ultrapassou a marca de 10 milhões de vendas em outubro passado e vendeu mais de 1 milhão de cópias no ano passado – o sexto ano seguido com vendas acima de 1 milhão para o jogo de horror.

A Capcom também está satisfeita com as boas vendas digitais de seus principais jogos, sendo as vendas realizadas neste formato mais interessantes para a margem de lucro da editora. Dos 25,8 milhões de jogos vendidos entre abril e dezembro de 2021, 18,7 milhões foram baixados (72% do total).

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As três maiores franquias da Capcom (Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter) agora têm 123 milhões, 78 milhões e 47 milhões de jogos distribuídos em todo o mundo, respectivamente.

“A Capcom também vem trabalhando para aumentar constantemente os lucros, alavancando suas principais marcas em filmes, produtos licenciados e esports, bem como seus negócios de arcade e entretenimento”, escreveu a produtora japonesa em seu relatório a investidores, lembrando o lançamento do filme Resident Evil: Welcome to Raccoon City e da série Resident Evil: Infinite Darkness na Netflix.

Apesar dos investimentos no cinema, os melhores frutos para a Capcom, tanto em boas críticas quanto em lucro, vieram dos jogos. Este segmento foi responsável por um faturamento de US$ 618 milhões e um lucro operacional de US$ 313 milhões. “Embora a empresa não tenha lançado um novo título durante o terceiro trimestre deste ano fiscal, continuou a promover as vendas de longo prazo de seu conteúdo globalmente por meio de ações estratégicas de preços e vendeu um total de 301 títulos diferentes em 211 países e regiões”, diz o relatório.

A Capcom espera que Resident Evil Village consiga superar o ótimo desempenho de Resident Evil 7 em sua jornada pela atual geração, já que teve um início ainda mais forte no mercado.

Para o futuro próximo, a editora prepara o lançamento de sua primeira nova franquia em 8 anos, Pragmata, previsto para 2023. A empresa também está se preparando para comemorar o 35º aniversário de Street Fighter este ano.