A Capcom confirmou os rumores e finalmente anunciou que Dragon’s Dogma 2 está em desenvolvimento. O jogo ainda não tem previsão de lançamento, mas a produtora adiantou que ele usará o sistema gráfico RE Engine da série Resident Evil.

O anúncio foi feito ao final de uma apresentação sobre os “10 Anos de Dragon’s Dogma” nesta quinta-feira. Infelizmente nenhum vídeo ou imagem foi divulgado por enquanto e o diretor do jogo, Hideaki Itsuno, apenas mostrou que vestia uma camiseta com o logo do jogo por baixo de um casaco durante a apresentação.

Itsuno começou o vídeo de bastidores contando como os RPGs de mesa clássicos o apresentaram ao gênero de alta fantasia e aos RPGs em geral. Depois que essas primeiras experiências conquistaram seu coração, Itsuno passou se apaixonar por jogos de arcade e de ação, especialmente pelo combate de Street Fighter II, da Capcom. Quando chegou o ano 2000, Itsuno já havia lançado vários títulos sob a divisão de arcade da Capcom, e começou a juntar os primeiros conceitos para um jogo que mais tarde se tornaria Dragon’s Dogma. No entanto, esse sonho teria que esperar, pois Itsuno foi designado para terminar a produção de Devil May Cry 2 e para dirigir suas sequências Devil May Cry 3 e Devil May Cry 4.

Depois de concluir a produção dos jogos de Devil May Cry, Itsuno finalmente voltou para seu projeto do coração. O jeito diferente de criar combates com magia e a possibilidade de escalar inimigos imponentes já diferenciavam Dragon’s Dogma de seus contemporâneos. No entanto, foi o inovador sistema de Pawns que ajudou a consolidar seu lugar como favorito dos fãs. Esse sistema especial nasceu do desejo de Itsuno de manter o jogo como uma experiência para um jogador, ao mesmo tempo em que permite aos jogadores se sentirem conectados uns aos outros compartilhando os companheiros de IA que eles criam e treinam. À medida que o desenvolvimento avançava, foram as viagens da equipe de produção ao Reino Unido que inspiraram as colinas ondulantes e a identidade arquitetônica do mundo que os jogadores iriam explorar.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A equipe de desenvolvimento de Dragon’s Dogma 2 inclui, além de Itsuno, os veteranos Daigo Ikeno, diretor de arte, e Kenichi Suzuki, que cuidará do design de fases.

O primeiro Dragon’s Dogma foi lançado para PlayStation 3 e Xbox 360 há dez anos, em maio de 2012. Uma versão expandida, intitulada Dragon’s Dogma: Dark Arisen, foi lançada no ano seguinte antes de ser portada para PC em 2016, PS4 e Xbox One em 2017 e Nintendo Switch em 2019.

Em setembro de 2020, a Netflix também lançou uma série animada original de sete episódios baseada na franquia.