A Activision anunciou que Call of Duty: Warzone e Call of Duty Vanguard aproveitarão as vantagens de um novo sistema anti-cheat chamado RICOCHET Anti-Cheat, que vem como um novo driver em nível de kernel capaz de bloquear o uso de ferramentas de trapaça em jogos multiplayer.

“Nossas equipes fizeram progresso notável no combate desse problema persistente e que afeta a tantos jogadores, mas sabemos que mais precisava ser feito”, escreveu a Activision em um comunicado nesta quarta-feira. “Temos orgulho em apresentar o sistema RICOCHET Anti-Cheat, um sistema robusto com o suporte de uma equipe de profissionais dedicados a lutar contra jogadas e táticas injustas”.

“A iniciativa RICOCHET Anti-Cheat traz uma abordagem multifacetada de combate a trapaças, com ferramentas nos servidores que monitoram e analisam trapaças, processos aprimorados de investigação para acabar com os trapaceiros, atualizações de segurança e mais. Os recursos de segurança backend do RICOCHET Anti-Cheat serão lançados com Call of Duty: Vanguard, e mais tarde neste ano com a atualização Pacific em Call of Duty: Warzone”.

Embora o sistema anti-trapaça esteja sendo implementado apenas na versão para PC, seus benefícios se estenderão aos jogadores dos consoles, que podem encontrar os de PC no ambiente online. O driver em nível de kernel será obrigatório jogar Call of Duty: Warzone e futuramente será exigido também para o multiplayer de Vanguard.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A Activision esclareceu ainda que o RICOCHET Anti-Cheat não fica sempre ativo, e sua inicialização e fechamento estão diretamente ligados ao uso de Call of Duty: Warzone e Vanguard. Além disso, o driver só é capaz de monitorar e reportar informações diretamente associadas a Call of Duty. Ou seja, ao encerrar o jogo, o software anti-trapaça também será encerrado no PC.

Outra camada na luta contra os trapaceiros é o uso de machine learning (ML). Algorítimos de ML examinam os dados de gameplay no servidor e ajudam a identificar comportamentos suspeitos, e ajudam a compor o RICOCHET Anti-Cheat.

Call of Duty: Vanguard será lançado em 5 de novembro.