O piloto brasileiro Igor Fraga venceu o primeiro campeonato de Gran Turismo Sport homologado pela FIA na categoria individual, durante evento realizado em Mônaco no fim de semana.

Fraga, que é piloto também na vida real e corre na Fórmula 2000 americana (U.S. F2000), conquistou o troféu da Copa das Nações, o principal do evento, disputado entre os melhores pilotos virtuais de todo o mundo. O brasileiro começou com uma vantagem de 10 pontos na semifinal, após liderar a semi-final realizada na sexta-feira, mas um adversário do Japão, Tomoaki Yamanaka, conseguiu superá-lo na última volta da 2ª corrida no Autódromo de Interlagos, reduzindo a vantagem de Fraga para 3 pontos. Largando em 4º na terceira corrida, no Autodromo Nazionale Monza (versão sem chicane), Fraga perdeu o ritmo e sua estratégia de usar pneus duros não deu certo, permitindo que Yamanaka vencesse a corrida, seguida pelo representante australiano Cody Nikola Latkovski e o alemão Mikail Hizal. O brasileiro terminou em décimo lugar e dependia de um milagre na última corrida, em Le Mans, para conquistar o título.

A batalha final foi uma corrida de 9 voltas no Circuito de la Sarthe, Le Mans, valendo o dobro de pontos. Fraga largou do 10º lugar com pneus duros e surpreendeu seus adversários que corriam com pneus macios, ganhando posições após posições até encontrar o compatriota Adriano Carrazza e ultrapassar Yamanaka. Finalmente na 8ª volta, o br ultrapassou o alemão e conquistou o primeiro lugar, ganhando 24 pontos, o suficiente para levá-lo ao topo da classificação final e conquistar o troféu com escultura do italiano Umberto Boccioni.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A primeira Final Mundial da Copa das Nações terminou com o australiano Latkovski alcançando o terceiro lugar e o campeão europeu Hizal ficando em 2º. O outro troféu disputado no fim de semana, a Série dos Fabricantes, foi conquistado pela equipe da Lexus, formada por um americano, um francês e um japonês, em uma corrida de longa duração no circuito Nürburgring 24h.

Fraga receberá seu prêmio na Gala de Entrega de Prêmios da FIA, realizada no dia 7 de dezembro, junto com nomes como Lewis Hamilton, campeão mundial da F1 em 2018.