Um levantamento da Newzoo colocou o Brasil no 13º lugar entre os mercados de maior faturamento para o mercado de games no mundo em 2017. Em primeiro lugar no ranking está a China, com US$ 27,55 bilhões gerados às produtoras de games, e em segundo aparece os Estados Unidos, com US$ 25 bilhões.

O tamanho do mercado cai à metade do segundo para o terceiro lugar, o Japão, onde os games devem render cerca de US$ 12,5 bilhões segundo o levantamento de 2017 da Newzoo. A queda é acentuada do Japão para a Alemanha, o quarto maior mercado, onde segundo as estimativas há um mercado de US$ 4,4 bilhões em 2017. O Brasil teria um mercado de US$ 1,3 bilhões, quase 10 vezes menor que o japonês.

Segundo a Newzoo, as estimativas são baseadas em uma combinação de pesquisas com consumidores primários, dados transacionais, relatórios trimestrais das empresas e dados do censo. “As receitas são baseadas nas receitas de consumo geradas pelas empresas da indústria global de jogos e excluem vendas de hardware, impostos, serviços business-to-business e receitas de apostas e jogos on-line”.