Apesar do boicote organizado por alguns jornalistas e o fato de ter sido lançado apenas para plataformas da nova geração por enquanto, Hogwarts Legacy vendeu muito bem em seu lançamento no Reino Unido, superando até mesmo o “hit” do ano passado, Elden Ring.

E a vantagem de Hogwarts Legacy sobre o jogo da From Software não foi pequena. Segundo a GfK UK, que contabiliza apenas as vendas em mídia física no mercado britânico, o jogo é o mais vendido da franquia Harry Potter na história e teve 80% mais vendas físicas que Elden Ring na primeira semana.

Muitos jornalistas dos Estados Unidos e Reino Unido, incluindo o maior site desta última região, se recusaram a publicar uma resenha de Hogwarts Legacy por conta de divergências ideológicas com a autora dos livros de Harry Potter, J.K. Rowling. O boicote claramente não adiantou em nada, ou talvez tenha até ajudado, já que Hogwarts Legacy está sendo amplamente comentado na internet e recebeu avaliações muito positivas de outras publicações.

Segundo o SteamDB, que rastreia jogadores simultâneos na plataforma Steam para PC, Hogwarts Legacy atingiu o pico de 783.277 jogadores no sábado, o segundo maior número de jogadores já registrado em um período de 24 horas. O jogo fica atrás apenas de PUBG, que ocupa o primeiro lugar de todos os tempos com um pico de 1.320.219 em 24 horas.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Hogwarts Legacy vendeu 64% mais do que o jogo de Harry Potter mais popular até então – Harry Potter e a Pedra Filosofal de 2001. Naquela época, A Pedra Filosofal acabou vendendo melhor em sua segunda semana devido ao lançamento do filme no qual foi baseado, e mesmo assim, Hogwarts Legacy o superou em 2%. Lembrando que no caso de Hogwarts Legacy a GfK não tem os dados das vendas em mídia digital, que foram certamente maiores que as de mídia física, enquanto os números de Harry Potter e a Pedra Filosofal correspondem ao total real das vendas naquela época, quando não existia mídia digital.

Os dados das vendas de Hogwarts Legacy em mídia digital serão divulgados no próximo final de semana.

Segundo a GfK, 82% das vendas do Hogwarts Legacy foram no PS5, com os 18% restantes no Xbox Series X|S. As vendas digitais tendem a reduzir a diferença entre as duas plataformas, já que o modelo Xbox Series S, totalmente digital, corresponde a boa parta da base instalada do Xbox Series.