As vendas de Battlefield V em mídia física ficaram abaixo da metade do volume conseguido pelo antecessor, Battlefield 1, na semana de lançamento no Reino Unido, de acordo com dados da Chart Track.

O jogo de guerra da EA estreou apenas em quarto lugar no Top 10 dos mais vendidos da semana no Reino Unido, ficando duas posições abaixo do maior rival, Call of Duty: Black Ops 4, que já não é novidade — foi lançado ainda em outubro. Segundo a Chart Track, Battlefield V vendeu 63% a menos que Battlefield 1 na semana de estreia.

É relevante lembrar que a Chart Track contabiliza apenas as vendas em mídia física no Reino Unido e a EA criou incentivos para aumentar as vendas digitais de Battlefield V, oferecendo o jogo alguns dias antes na edição Deluxe Digital e para os assinantes do Origin Access Premier, portanto a performance comercial do jogo pode ser um pouco melhor. Mas as vendas em mídia física no Reino Unido são sempre um bom indicador do desempenho dos jogos em todo o ocidente, e neste caso Battlefield V apenas confirma o pessimismo anterior ao lançamento.

Battlefield V tem sido alvo de polêmica desde o trailer de anúncio, que mostrou mulheres como protagonistas na Segunda Guerra Mundial, e chegou a ter seu lançamento adiado após críticas feitas também à jogabilidade do modo multiplayer. Call of Duty: Black Ops 4, por sua vez, tem sido muito elogiado pelo modo Blackout (Battle Royale), capaz de competir com os fenômenos Fortnite e PUBG.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O momento vivido hoje pela EA é muito diferente de quando Battlefield 1 foi lançado em outubro de 2016. Naquela ocasião o jogo foi um sucesso instantâneo, bem recebido desde o trailer de estreia, que mostrava a volta ao cenário de uma guerra antiga em oposição ao desgastado tema militar moderno do rival Call of Duty. Mas o humor de boa parte do público mudou desde que Battlefield V revelou sua protagonista feminina, o que seria não apenas uma concessão exagerada à ficção como uma desgastante tentativa de impor uma agenda política. Soma-se a isso o fato do mercado de jogos de tiro estar mais saturado e impenetrável devido ao enorme sucesso de Fortnite, PUBG e, agora, Call of Duty: Black Ops 4 e é compreensível que Battlefield V não tenha atraído tantos fãs.

Mas se Battlefield V decepcionou, a EA pelo menos continua observando o grande momento da franquia FIFA, com FIFA 19 mais uma vez aparecendo no primeiro lugar dos mais vendidos da Chart Track e o rival PES 2019 mais uma vez fora da lista. Veja o ranking da semana:

1. FIFA 19
2. Call of Duty: Black Ops 4
3. Red Dead Redemption 2
4. Battlefield V
5. Forza Horizon 4
6. Marvel’s Spider-Man
7. Fallout 76
8. Pokemon Let’s Go Pikachu
9. Spyro Reignited Trilogy
10. Mario Kart 8 Deluxe