Menos de dois meses após seu lançamento, Battlefield 2042 está se consolidando como outro fiasco para a EA. O jogo saiu da lista dos 50 mais jogados do Xbox nos Estados Unidos, o principal mercado para jogos de tiro, bem como no Brasil.

Ambicioso como poucos, Battlefield 2042 era um dos poucos lançamentos pagos no gênero de tiro totalmente online. Mas seus problemas técnicos e jogabilidade mal calibrada fora criticados desde os testes beta e a EA não conseguiu atrair o público que hoje se divide entre títulos bem estabelecidos Warzone, Fortnite e Apex Legends.

A base de jogadores relatou frustração com problemas como a falta de uma tabela de classificação, mapas vazios e problemas com veículos no jogo. Na Steam, ele tem uma das avaliações médias mais baixas e atualmente carrega 60.000 comentários “principalmente negativos”.

Battlefield 2042 agora é menos jogado do que títulos antigos como For Honor, Marvel’s Avengers e Star Wars Battlefront.

De acordo com o Steam Charts, a versão para PC também está perdendo jogadores em um ritmo constante. O pico de jogadores simultâneos de todos os tempos do jogo é de 100.590, mas no fim de semana passado só conseguiu atingir um pico de 8.000.

Recentemente surgiram rumores que a EA está considerando a possibilidade de tornar alguns dos modos de Battlefield 2042, começando pelo Portal, gratuitos, em uma tentativa de salvar a situação.