A Bandai Namco confirmou que foi vítima de um ataque de hackers, mas assegurou que o episódio não envolve o negócio de games, além de estar restrito ao mercado asiático.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Bandai Namco, que publica Elden Ring, entre outros, confirmou que o ataque ocorreu no dia 3 de julho nos sistemas internos de várias empresas pertencentes ao grupo, todas sediadas em regiões asiáticas (excluindo o Japão). Depois de confirmar a invasão, a empresa tomou medidas para bloquear o acesso aos servidores e evitar que os problemas se espalhassem.

Em relação à possível exposição de informações pessoais de consumidores, a empresa informou que foram comprometidos apenas dados relacionados ao ramo de Brinquedos & Hobby em certos mercados asiáticos. Esta parte do grupo, dedicada em sua maioria a brinquedos e produtos físicos, é distinta da atividade de editora de videogames.

Portanto, não apenas as informações pessoais dos jogadores estão seguras como não há risco de projetos secretos dos estúdios da Bandai Namco vazarem após este ataque. A empresa também não mencionou ter sido vítima de possível chantagem para evitar que os dados roubados fossem vazados, o chamado “ransomware”.

“Continuaremos a investigar a causa deste incidente e divulgaremos os resultados da investigação conforme apropriado. Também trabalharemos com organizações externas para aumentar a segurança em todo o grupo e tomar medidas para evitar que isso aconteça novamente. Estendemos nossas sinceras desculpas a todos os envolvidos por quaisquer complicações ou preocupações causadas por este incidente”, concluiu o comunicado.