Formado em 2020 por veteranos da série Call of Duty e apoiado pela Sony, o estúdio Deviation Games está fechando sem ter lançado um único jogo.

O estúdio americano foi fundado por Jason Blundell e Dave Anthony, dois veteranos do Treyarch, estúdio responsável pela franquia Call of Duty: Black Ops, e tinha como objetivo criar jogos no nível AAA. Em 2021, a equipe já tinha mais de 100 funcionários e o estúdio assinou um contrato com a Sony que tornava seu primeiro projeto exclusivo do PlayStation.

Por motivos que até hoje permanecem confidenciais, a parceria entre a PlayStation e a Deviation Games ruiu a tal ponto que esta última anunciou o seu encerramento. O primeiro sinal problemático veio em setembro de 2022 com a saída inesperada de Jason Blundell, que foi arquiteto da campanha e dos modos zumbis do Call of Duty da Treyarch até Black Ops 4. No ano passado, em maio, a Deviation Games foi atingida por uma onda de demissões, confirmando os problemas encontrados por um estúdio que deixou de comunicar nas redes sociais e já não mencionava a sua aliança com o PlayStation.

Curiosamente, Blundell e outros ex-funcionários foram contratados pela própria Sony assim que deixaram o Deviation Games.

“É com pesar que anunciamos o encerramento da Deviation Games. Gostaria de expressar minha profunda gratidão a toda a nossa equipe. Obrigado pelo seu trabalho árduo, dedicação e contribuições para o Deviation; Estou extremamente grata por ter tido a oportunidade de trabalhar com cada um de vocês”, anunciou Kriste Stull, Diretora de Recursos Humanos e Operações, no LinkedIn.