Lançado nesta quinta-feira no PC e consoles, Babylon’s Fall, o novo jogo multiplayer da Square Enix e PlatinumGames, alcançou menos de 650 jogadores simultâneos na Steam.

No dia do lançamento, o jogo não conseguiu sequer aparecer entre os 50 mais vendidos da Steam. Como se não bastasse, os poucos que decidiram experimentar o “hack and slash” da PlatinumGames não gostaram muito do que viram.

As críticas a Babylon’s Fall mencionam um jogo de qualidade baixa no geral, e que foi piorado por um modelo de negócios altamente carregado de micro-transações.

Como comparação, outro jogo-serviço da Square Enix, Marvel’s Avengers, teve cerca de 28.000 jogadores simultâneos no lançamento e foi considerado um grande fracasso pelos executivos da Square Enix. Outriders, que também não foi considerado um sucesso, chegou a 125.000 jogadores.

Babylon’s Fall custa US$ 59,99, preço padrão de um lançamento da geração PS4 e Xbox One, e mesmo assim é cheio de transações opcionais dentro do jogo.

Babylon’s Fall foi revelado pela primeira vez na E3 de 2018 e desapareceu até ser mostrado novamente na E3 de 2021, agora como um jogo que seguiria o modelo de “jogos como serviço”.

A PlatinumGames abriu um novo estúdio em Tóquio em 2020 para auxiliar no desenvolvimento de jogos como serviço, sendo Babylon’s Fall um de seus primeiros projetos.