A Sony e o Guerrilla Games lançaram uma nova atualização para Horizon Forbidden West que adiciona, entre outras coisas, suporte para taxa de atualização variável (VRR).

A atualização 1.17 foca nas melhorias visuais para TVs modernas, e também adiciona um modo de alta taxa de atualização (HFR) para telas de 120Hz, bem como um novo modo gráfico “Balanceado” de 40Hz para telas que suportam 120Hz.

O VRR é um recurso que anula o chamado “screen tearing”, que ocorre quando a tela não consegue exibir os novos quadros em sincronização perfeita, ocasionando os “rasgos” na imagem. O recurso foi adicionado ao PlayStation 5 em abril deste ano, e requer TVs novas, compatíveis com HDMI 2.1.

Quanto ao modo HFR, os 120Hz permitem que a tela seja atualizada até 120 vezes por segundo, o que pode levar a um aumento na taxa de quadros e a uma latência de entrada reduzida.

“A jogabilidade em muitos títulos do PS5 parece mais suave à medida que as cenas são renderizadas sem problemas, os gráficos parecem mais nítidos e o atraso de entrada é reduzido”, disse a Sony em comunicado.

O VRR é ativado automaticamente para jogos compatíveis se o console PS5 estiver conectado a uma TV ou monitor de PC compatível com HDMI 2.1 VRR. Também é possível forçar o VRR nos jogos do PS5 que não suportam o recurso nativamente, mas a Sony diz que isso pode resultar em “efeitos visuais inesperados”.