Um grupo de hackers chamado Rhysida Ransomware, que se especializou em extorsão, colocou na internet 1,67 terabytes de dados roubados do Insomniac Games, estúdio da Sony responsável por jogos como Ratchet & Clank, Marvel’s Spider-Man e o futuro Marvel’s Wolverine. Entre o material roubado e agora divulgado, há vídeos de protótipos de Wolverine, informações sensíveis de negócios e até o cronograma de lançamentos do estúdio para os próximos anos.

No dia 12 de dezembro, os hackers revelaram que tinham em sua posse uma grande quantidade de informações confidenciais pertencentes à Insomniac e à Sony. Na tentativa de extorsão, eles exigiam o pagamento da quantia de 50 bitcoins, ou cerca de 2 milhões de dólares, sob pena de divulgarem os cerca de 1,67 terabytes de dados que possuem. Hoje, o grupo cumpriu as suas ameaças, tendo a Sony e a Insomniac recusado ceder à chantagem.

Como resultado disso, milhares de imagens e documentos confidenciais relativos aos próximos projetos da Insomniac/Sony, bem como sobre os funcionários do estúdio, foram colocados online no site Rhysida (hospedado na darknet), e depois rapidamente distribuídos em sites de superfície. No momento, o preço das ações da Sony não apresenta quaisquer consequências após esse vazamento, mas com a abertura da Bolsa de Valores de Tóquio mais tarde, as consequências poderiam ocorrer nas próximas horas ou dias.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Do lado de Rhysida, o porta-voz do grupo de hackers disse ao site CyberDaily: “Sim, sabíamos quem estávamos atacando. Sabíamos que os desenvolvedores de jogos desse tipo seriam um alvo fácil. Conseguimos alcançar o domínio do administrador em 20-25 minutos de rede sendo hackeada”.

Entre os documentos vazados, há um cronograma de lançamentos que revela o futuro do Insomniac Games como um especialista em jogos de super-heróis da Marvel, seguindo o lançamento de Marvel’s Spider-Man 2 este ano com Marvel’s Venom (baseado no universo do Homem-Aranha) em 2025, Marvel’s Wolverine em 2026, Marvel’s Spider-Man 3 em 2028 e Marvel’s X-Men em 2030. Ou seja, até o PlayStation 6, teremos o estúdio da Sony dedicado quase que exclusivamente aos super-heróis, exceto pelo plano de um novo Ratchet & Clank em 2029 e o desejo de ter uma propriedade intelectual inventada até 2032.

Marvel’s Venom seria uma das “mini-sequências” ou expansões “stand-alone” que a Sony tem experimentado desde Uncharted: The Lost Legacy, servindo para manter o interesse dos fãs entre os lançamentos de Spider-Man 2 e 3. O jogo aparentemente terá cerca de 8 horas de duração e será vendido a US$ 49,99.

Marvel’s Venom – final de 2025
Marvel’s Wolverine – final de 2026
Marvel’s Spider-Man 3 – final de 2028
New Ratchet & Clank – final de 2029
Marvel’s X-Men – final de 2030
Nova IP em 2031/2032

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Vídeos do protótipo de Wolverine e mais detalhes do vazamento podem ser vistos no tópico oficial do caso no Fórum Outer Space.